Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
A conta de luz dos brasileiros terá um alívio em novembro. Após dois meses no nível vermelho, a bandeira tarifária será amarela, o que significa uma redução no valor cobrado por cada quilowatt-hora (kWh) consumido. A decisão foi tomada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!
Na bandeira amarela, os consumidores pagarão um adicional de R$ 1,885 por cada 100 kWh, valor bem abaixo dos R$ 7,877 cobrados na bandeira vermelha patamar 2, vigente em outubro. Essa era a tarifa mais alta desde agosto de 2021.
A melhora nas condições de geração de energia no país foi um dos principais fatores que permitiram a redução da bandeira tarifária. No entanto, a Aneel alerta que a situação ainda é delicada, com a previsão de chuvas e vazões nos reservatórios das hidrelétricas abaixo da média. Por isso, a bandeira amarela continua sendo acionada para garantir o suprimento de energia e cobrir os custos da geração termelétrica, mais cara.
A sequência de bandeiras coloridas começou em abril de 2022, com um período de bandeiras verdes. A partir de julho, o cenário se alterou, com a volta da bandeira amarela e, posteriormente, a bandeira vermelha, em função das altas temperaturas e da seca.
Proprietários de veículos no Rio Grande do Sul têm até quarta-feira (30) para quitar o…
Confira as alterações no funcionamento dos serviços
Secretário Clayton Dworzecki destacou as categorias disponíveis para se inscrever
Evento ocorreu no Instituto Caldeira em Porto Alegre
Urologista Rafael Fraga detalhou os sintomas da doença que atinge homens e mulheres
Descubra como ajudar Lelê e sua mãe, Micheli, que enfrentam juntas o desafio do tratamento
This website uses cookies.