Categories: BrasilSaúde

Fiocruz aponta estabilidade em casos de síndrome respiratória grave

O Brasil mantém sinal de estabilidade de casos e óbitos por Síndrome Respiratória Aguda Grave. É o que mostra a última edição do Boletim Infogripe da Fundação Oswaldo Cruz. O estudo aponta que entre estados e capitais com sinal de crescimento recente da Síndrome, a grande maioria é compatível com oscilações em torno de um patamar estável. 

A exceção fica com os estados do Rio Grande do Norte e Sergipe, cujos dados por faixa etária sugerem crescimento concentrado, principalmente em crianças de 0 a 9 anos, além da faixa de 60-69 anos no Rio Grande Norte. Mais de 98% dos casos da Síndrome atualmente estão associados às infecções por Covid-19.  

Publicidade

O documento também indica que o Distrito Federal manteve a reversão da tendência de crescimento dos casos em idosos e o Espírito Santo interrompeu essa tendência, alcançando uma situação de estabilidade em patamar relativamente baixo em relação ao histórico da epidemia de Covid. 

O coordenador do Infogripe, Marcelo Gomes, afirma que o país vive o melhor momento desde o início da pandemia, mas avalia, no entanto, que ainda é preciso ter cautela. Isso porque esses valores ainda não representam um nível de segurança epidemiológico.

Quanto aos novos casos da Síndrome por faixa etária, o Boletim verificou cenário de estabilidade, com pequenas oscilações, em todas as faixas analisadas. Para o grupo entre 0 e 9 anos de idade, no entanto, a estabilização se dá em valores considerados altos, entre 1 mil a 1.200 casos semanais, próximos ao registrado no pico de julho de 2020. 

O pesquisador da Fiocruz, Marcelo Gomes, chama a atenção para a prevalência do vírus Sincicial Respiratório entre as crianças, principalmente nas regiões sul e sudeste.  O coordenador do Infogripe também avalia que apesar do cenário geral positivo dos casos da Sindrome Respiratória Aguda Grave, ainda não é momento para desobrigar o uso de máscaras.

O Boletim Infogripe, da Fiocruz, tem como base os dados inseridos no Sistema de Vigilância Epidemiológica da Gripe até o dia 18 de outubro e faz referência à semana de 10 de setembro a 16 de outubro. 

Gil Martins

Comunicador e apresentador na Rádio Acústica FM, com mais de 20 anos de atuação na área da comunicação.

Recent Posts

Cremers interdita ensino de Medicina da Ulbra no Hospital Universitário de Canoas

Interdição foi decretada na manhã desta quarta-feira (30); medida não afeta atendimento à população

9 minutos ago

Ministro das Cidades assina contratos e autoriza início de obras de novas moradias no Rio Grande do Sul

Jader Filho participará de solenidade nesta quarta-feira (30), na Secretaria para Apoio à Reconstrução

29 minutos ago

Nota de falecimento: Carlos Bahr morre aos 89 anos

Os atos fúnebres ocorrem na Igreja União da Boa Vista

55 minutos ago

Acidente entre carro e caminhão deixa quatro mortos em Soledade

Colisão ocorreu na manhã desta quarta-feira (30), na BR-386

1 hora ago

Mais de 30 apostas acertam a quina e faturam R$ 48 mil na Mega-Sena

As dezenas sorteadas foram: 02 - 18 - 28 - 38 - 41 – 50

2 horas ago

This website uses cookies.