Categories: Agro

Fiscais agropecuários do Estado monitoram nuvem de gafanhotos vinda da Argentina

Fiscais agropecuários da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) que trabalham em municípios da fronteira oeste e noroeste do Estado estão monitorando a possível entrada da nuvem de gafanhotos vinda da Argentina. Até esta sexta-feira (26/6), não foi registrada a ocorrência da praga nas áreas inspecionadas da região. “Apesar das condições climáticas favoráveis (frio e vento sudoeste), ainda existe o risco e permanecemos em alerta”, destaca o chefe da Divisão de Defesa Sanitária Vegetal da Seapdr, engenheiro agrônomo Ricardo Felicetti.

De acordo com o secretário Covatti Filho, a Seapdr está trabalhando em consonância com o Ministério Agricultura, Pecuária e Abastecimento para deixar o Estado preparado caso precise agir no controle da praga. “São medidas que permitem agilizar nossas ações de defesa vegetal e de controle”, garante.

Publicidade

Segundo Felicetti, ações de mobilização e vigilância com esse foco são desenvolvidas desde 22 de junho e devem continuar até a próxima semana. Os fiscais inspecionaram a linha de fronteira e visitaram prefeitos e secretários da Agricultura dos municípios de São Nicolau, Porto Mauá, Alecrim, Pirapó, Itaqui, Alegrete, São Borja e Porto Xavier, todos localizados às margens do rio Uruguai. “Fomos muito bem recebidos e foi elogiada a ação da defesa agropecuária”, conta. Os fiscais também foram à prefeitura de Uruguaiana e em sindicatos e associações desses municípios.

Conforme o fiscal estadual agropecuário Juliano Goulart Ritter, do município de Barra do Quaraí, que fica no extremo oeste do Rio Grande do Sul e faz fronteira com Argentina e Uruguai, na quinta-feira (25/6) o vento era sudoeste e estava acima de 15 quilômetros por hora. “Esse vento desfavorece o ingresso dos insetos e os empurra para longe do Estado. Por enquanto, os produtores gaúchos podem ficar tranquilos, porque não há ocorrência dos insetos no Estado e continuamos atentos”, afirma. “A ação de vigilância e os monitoramentos permanecerão enquanto houver risco associado à presença dos gafanhotos nas proximidades do Estado”, reitera Felicetti.

Redação de Jornalismo

Recent Posts

Deputado Zé Nunes propõe mudanças no crédito rural em defesa da agricultura familiar

Iniciativa busca garantir condições justas e acessíveis para quem trabalha no campo e sustenta a…

44 minutos ago

Esse truque com sal no ralo elimina mau cheiro antes que ele se espalhe

Se a sua cozinha ou banheiro parece limpo, mas de repente surge aquele mau cheiro…

11 horas ago

Por que colocar cascas de laranja no lixo muda o cheiro da cozinha inteira

Você já reparou como um simples gesto pode transformar o ambiente? Colocar cascas de laranja…

11 horas ago

Camaquã antecipa Operação Inverno com Saúde para frear avanço da gripe

Fabiano Ribeiro e Nathalia Costa detalham as ações da secretaria de saúde para o bem-estar…

15 horas ago

Maio Amarelo: Camaquã promove evento sobre conscientização no trânsito

Ação ocorreu nesta sexta-feira (23), no Cine Teatro Coliseu e contou com alunos de rede…

16 horas ago

Vereador Vítor Azambuja defende modernização do Códigos de Postura de Camaquã

Documento em vigor utiliza normas da década de 40; parlamentar defende lei atualizada para garantir…

16 horas ago

This website uses cookies.