Foragido, assaltante de bancos Papagaio é preso no Paraná portando fuzis

Um dos mais conhecidos assaltantes de bancos e carros-fortes no Rio Grande do Sul, Claudio Adriano Ribeiro, o Papagaio, foi preso mais uma vez na madrugada desta terça-feira (11), no município de Agudos do Sul, no Paraná. Ele estava foragido do sistema prisional gaúcho desde dezembro do ano passado.

Segundo a polícia paranaense, ele estava com outras três pessoas em uma chácara na cidade. A Polícia Militar recebeu informações de que o grupo tinha uma grande quantidade de armamento. A suspeita é de que eles tivessem tentado roubar dois carros fortes na tarde de segunda-feira (10).

Publicidade

Foram apreendidos em cima de uma mesa quatro fuzis, sendo um AK-47, um 5.56, um 7.62 e um .50, todos municiados. Foram encontrados 14 carregadores municiados e mais de 400 munições de diversos calibres.

Em uma outra peça da casa foram localizadas 16 placas balísticas, usadas em coletes à prova de bala, dois rádios comunicadores, sete toucas ninja, luvas, lanternas e miguelitos. Em um saco, havia três pares de placas de carros sem ocorrências de roubo.

Na parte de fora da chácara foram encontrados dois carros. Um Fiat Uno em situação normal e um Mitsubishi Pajero com placas clonadas. A caminhonete era blindada com dois orifícios no vidro traseiro para a colocação de armamento calibre.50 e para efetuar disparos durante perseguições.

Foi verificado que Papagaio possui dois mandados de prisão emitidos pelo Rio Grande do Sul. Os outros presos são dois homens e uma mulher.

O assaltante ficou conhecido por ser o primeiro preso a fugir da Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc). Ele foi beneficiado com progressão de regime em setembro do ano passado e fugiu em dezembro.

Papagaio é apontado como participante de um ataque a carro-forte em Bento Gonçalves, no mês de fevereiro deste ano. Um mandado de prisão preventiva contra o foragido foi expedido em junho pela Justiça. Os indícios da participação de Papagaio no ataque surgiram a partir de depoimento dos presos no local do crime e também de testemunhas do assalto.

Progressão de regime

Quando Cláudio Adriano Ribeiro, o Papagaio, foi beneficiado com progressão de regime, a Vara de Execuções Criminais afirmou que considerou parecer favorável do Ministério Público. O órgão, por sua vez, citou que desde o dia 9 de setembro do ano passado o assaltante possuía o direito de progredir de regime. Além do bom comportamento, foi considerada uma avaliação psicossocial que não contraindica a progressão da pena.

Papagaio soma mais de 55 anos de prisão por assaltos a bancos e carros fortes. Dentro da cadeia, foram descontados 922 dias da pena por atividades realizadas dentro da prisão, como a leitura de livros. Com isso, o total da pena reduziu para 53 anos e 1 mês.

Histórico do Papagaio

1999 – Fugiu da Pasc

2000 – Preso novamente no regime fechado

2004 – Foi para o semiaberto por decisão judicial

2005 – Retornou para o fechado

2006 – Progrediu para o semiaberto em junho, fugiu em agosto e foi recapturado em novembro

Setembro de 2007 – Voltou para o regime fechado por decisão judicial, mas progrediu novamente para o semiaberto

Outubro de 2007 – Fugiu do semiaberto e foi recapturado dias depois e retornou para o fechado

2010 – Voltou para o semiaberto e fugiu no mês de abril. Foi recapturado no dia 24 de dezembro e permaneceu preso desde então

2017 – Foi beneficiado com progressão de regime em setembro e fugiu em dezembro.

2018 – Foi preso no dia 11 de setembro no município de Agudos do Sul, no Paraná.

Redação de Jornalismo

Recent Posts

O truque caseiro que faz o milho de pipoca estourar sem deixar nenhum grão inteiro

Você já notou que, mesmo seguindo tudo direitinho, sempre sobra aquele punhado de milho de…

13 horas ago

Último dia de Expocamaquã 2025: confira a programação deste domingo (18)

Com entrada gratuita, o evento ocorre no Parque Dorval Ribeiro

14 horas ago

Acidente mata três pessoas na BR-293, em Santana do Livramento

Carro capotou na tarde desta sexta-feira (16). Vítimas tinham 9, 16 e 42 anos.

19 horas ago

Vagas de emprego e oportunidades no RS nesta segunda-feira (19)

Entenda como concorrer as vagas disponíveis na Agência Sine FGTAS

19 horas ago

Confira as principais dúvidas sobre a gripe aviária

Brasil confirma primeiro caso da infecção no Rio Grande do Sul

19 horas ago

“Barbie do bailão” entre as atrações da ExpoCamaquã 2025

Saiba quais as atrações gratuitas do final de semana no evento

21 horas ago

This website uses cookies.