Agro

Freio de Ouro tem campeões inéditos na estreia da arena coberta

Arquibancadas abarrotadas e público amontoado também em pé na Nova Arena Coberta do Cavalo Crioulo, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Devidamente trajados para a ocasião, crianças e adultos pilchados estavam atentos para a finalíssima do Freio de Ouro durante a 46ª Expointer. E na edição 2023 da feira puderam ver campeões inéditos entre os cavalos: o ginete Daniel Teixeira montou Belle Porcelana, a fêmea mais jovem entre as finalistas, e o cavaleiro Zeca Macedo se sagrou vencedor com o macho Guanabara Saladero, estreante na competição.

 

Publicidade
O governador conferiu os troféus entregues aos campeões – Foto: Maurício Tonetto/Secom

 

O governador Eduardo Leite compareceu às provas finais do Freio de Ouro e participou da entrega dos troféus para os criadores e expositores campeões nas categorias macho e fêmea. Ele destacou a importância da competição como um símbolo da tradição e uma vitrine da qualidade do cavalo crioulo.

“É uma alegria estar aqui neste domingo bonito de sol e frio, acompanhando o Freio de Ouro. Esse amor ao cavalo é também um símbolo do amor do gaúcho às coisas da nossa terra. E agora, com a pista qualificada, com cobertura, certamente o Freio de Ouro será cada vez mais um espaço de encontro para os gaúchos, para celebrar a nossa cultura e tradição”, disse.

O ginete Teixeira declarou, bastante emocionado: “É muita coisa que a gente passa para chegar aqui e as coisas darem certo. Então, a gente olha para trás e fica um pouco surpreso por ter a oportunidade de viver esses momentos”.

“Minha sensação é muito difícil de descrever porque eu vivo isso daqui, meu pai me colocou aqui dentro. Eu fiz a campeira durante oito, dez anos, e meu sonho foi fazer isso aqui. As minhas brincadeiras eram os ginetes do Freio de Ouro, os meus ídolos, era o que eu queria ser”, expôs o pentacampeão Macedo.

Os campeões levam para casa o cobiçado troféu Freio de Ouro. Na categoria dos machos, o Freio de Prata ficou com Daniel Teixeira e o cavalo AS Malke Fogo de Chão. O Freio de Bronze terminou com Fabrício Brunelli Barbosa e o cavalo Mis Amores da Taimã. O Freio de Alpaca, por sua vez, foi para Nathan Valadão e Leopardo da Gap São Pedro-TE.

No pódio das fêmeas, o Freio de Prata terminou com o cavaleiro Gabriel Viola Marty e a fêmea uruguaia Jugada de Santa Marcia. O ginete Ricardo Gigena Wrege estreou no pódio montando a Realidade Charrua. E o Freio de Alpaca ficou com a Têmpera do Recanto Crioulo-TE e o ginete Cláudio dos Santos Fagundes, que fizeram uma fase final de bastante regularidade.

Emoção na arquibancada

 

Vinícius Ianke (de vermelho) é o domador de Guanabara Saladero, o cavalo campeão – Foto: Caio Lorena/Ascom Expointer

 

 

Na arquibancada, um pequeno grupo gritava na reta final da competição. E ao fim das montadas, tudo se justificava. Era a emoção do domador do cavalo campeão, Vinícius Ianke. Há mais de 20 anos na atividade, ele recebia cumprimentos e felicitações. “Não tem explicação [para a emoção]. É o trabalho de anos, de muita dedicação, eu acompanhei a evolução desse cavalo. Corri com ele muito novo, sempre vi potencial. A gente sempre comparava com os irmãos que correram o Freio”, apontou Ianke.

Antes da finalíssima, houve tempo e espaço para uma cerimônia emocionante para a comunidade crioula. É que o cavalo Colibri Matrero, tricampeão do Freio de Ouro, percorreu a arena enquanto anunciaram a sua despedida. Uma capa especial com as bandeiras do Brasil, da Argentina, do Uruguai e do Paraguai foi confeccionada e entregue ao ícone da raça na sua última montada em uma pista. A volta arrancou aplausos do público.

Na sequência, para manter viva a tradição e resgatar a memória, o primeiro campeão do Freio de Ouro, Oswaldo Dornelles Pons, foi convidado a entregar o Troféu Freio Especial para Norberto Ullmann Filho, o criador do Colibri Matrero.

Texto: Caio Lorena/Ascom Expointer

Gil Martins

Comunicador e apresentador na Rádio Acústica FM, com mais de 20 anos de atuação na área da comunicação.

Recent Posts

Enchente de 2024 agrava ainda mais condição precária da malha ferroviária no RS, aponta governo

Estudo aponta ainda que a movimentação de cargas nesse modal reduziu 50% nos últimos 18…

1 hora ago

APEC promove 3ª Caminhada de Conscientização ao Autismo em Camaquã

Caminha ocorre neste sábado (05), com início às 09h30 em frente à Praça Donário Lopes

3 horas ago

Amaral Ferrador decreta situação de emergência devido à estiagem prolongada

Falta de chuva afetou o abastecimento de água, comprometendo tanto o consumo animal quanto humano

5 horas ago

Sindicato Rural de Camaquã e Arambaré convida para reunião de criação do Núcleo de Criadores de Ovinos

A organização solicita a gentileza de confirmar a presença pelo WhatsApp

6 horas ago

Ex-presidente do hospital de Camaquã divulga balanço da gestão

Otávio Morais esteve à frente do Hospital Nossa Senhora Aparecida (HNSA) por dois anos

6 horas ago

Camaquã realiza Prêmio Municipal de Inovação

Em entrevista, secretário Clayton Dworzecki detalhou iniciativas para o desenvolvimento econômico do município

7 horas ago

This website uses cookies.