Categories: Polícia

Funcionário forja furto para justificar a morte de 86 cabeças de gado em Arambaré

Na manhã dessa quarta-feira (26), a Polícia Civil través da 3ª DECRAB Camaquã, realizou a “Operação Desengano” em um propriedade rural de Arambaré. A operação teve o objetivo de esclarecer uma ocorrência de Furto Abigeato, realizado no dia 18 de fevereiro, registrando o furto de 86 cabeças de gado.
Durante as investigações, os policiais constataram diversas inconsistências no relato dos funcionários, levantando suspeitas com relação a veracidade do furto. De acordo com a polícia, haviam poucos rastros para a quantidade de gado furtado, os rastros desapareciam na estrada, não foi identificado a introdução do gado em nenhuma propriedade lindeira. Também não foi encontrado nenhum carregador próximo ao local, sem marcas de pneus que demonstrassem o uso de caminhões, sendo que para a quantidade furtada seria necessário a utilização de quatro caminhões para o transporte do gado.
Em uma propriedade distante cerca de 2km, sentido Santa Rita do Sul, foi possível acessar o sistema de videomonitoramento. Também foi possível o acesso as câmeras de segurança na entrada da cidade de Arambaré, porém em nenhumas destas câmeras apresentava imagem de caminhão ou gado sendo tropeado.
Funcionário forja furto para justificar a morte de 86 cabeças de gado em Arambaré. Foto: Divulgação | PC
Durante um depoimento, um dos funcionários confessou ter “forjado o furto”, agindo sozinho, afirmou que estava arrependido da atitude. Segundo o relato, ele afirmou que agiu por impulso, na tentativa de acertar o saldo junto a Inspetoria Veterinária, de animais que estavam morrendo na propriedade nos últimos seis anos. Mortes estas que ele não havia relatado aos proprietários. O funcionário ainda detalhou que o descarte dos animais mortos era realizado em três pontos distintos dentro da fazenda.
Durante a ação, os agentes da 3ª DECRAB Camaquã vistoriam todo o rebanho bovino da propriedade, totalizando 607 cabeças de gado, constatando que faltavam exatamente 86 animais para fechar o saldo de 693 animais registrados na Inspetoria Veterinária. Também foram verificados os locais de descarte onde várias ossadas foram identificadas. O Inquérito Policial será concluído nos próximos dias, sendo o funcionário indiciado por Falsa Comunicação de Ocorrência.
Geovana Jacobsen

Recent Posts

IFSul Camaquã oferece dois novos cursos em 2025

Agora, a instituição também conta com os cursos Superior de Tecnologia em Agrocomputação e Técnico…

2 horas ago

Afubra Camaquã realiza encontro de negócios em Cerro Grande do Sul

O 58º Encontro de Negócios será realizado nesta quarta-feira (02), a partir das 09h

2 horas ago

Guarany de Camaquã apresenta nova fase em Reunião Almoço da Acic

Evento ocorrerá na próxima quinta-feira (03), na Sede Social da Acic

3 horas ago

Motociclista morre após colisão com carreta em Encruzilhada do Sul

Acidente ocorreu na manhã desta terça-feira (01)

4 horas ago

Câncer de Bexiga: urologista explica os sintomas e a importância do diagnóstico precoce

Rafael Fraga explica como a nicotina irrita a bexiga e quais os sinais de alerta…

4 horas ago

Caixa paga Incentivo Matrícula do Pé-de-Meia nesta terça-feira (01)

O incentivo é creditado em conta Poupança Caixa Tem e os valores podem ser movimentados…

5 horas ago

This website uses cookies.