Categories: Tecnologia

Google VPN chega ao Windows e macOS

A espera pela VPN do Google foi longa, mas finalmente e felizmente, parece que está quase no fim . E é que, como podemos ler no The Verge , o serviço de navegação “anônimo” do Google finalmente chegará a laptops e sistemas de desktop baseados em Windows e macOS, confirmando assim que os planos comunicados pela empresa já há algum tempo, desde o serviço foi lançado inicialmente no final de 2020 , eles estão prestes a ser concluídos.

Lembremos que a empresa de busca oferece seu serviço de rede privada virtual sem custo adicional a todos os usuários dos níveis premium do Google One . Caso você não saiba a diferença entre um e outro, saiba que o plano de 200 gigabytes (os inferiores não estão mais disponíveis para novas contratações) é o único que não possui esse selo e, portanto, não não inclui o uso da VPN do Google. O restante, a partir de dois terabytes, inclui esse serviço.

Publicidade

Inicialmente lançado apenas no Android, no início deste ano finalmente chegou ao iOS , uma boa notícia para os usuários de dispositivos da Apple que, no entanto, souberam (aprendemos) alguns meses depois dos problemas do sistema operacional da Apple com esse tipo de conexões . No entanto, esse lançamento nos fez pensar que o salto da VPN do Google para os sistemas de desktop não poderia demorar muito. Finalmente , acompanhei alguns meses a mais do que você imagina, mas pelo menos foi no mesmo ano .

Como dissemos na época, a VPN do Google tem um ponto muito a seu favor e outro bastante contra. Do lado negativo, descobrimos que, ao contrário de outros serviços de rede privada virtual, não nos permite usá-lo para acessar conteúdo de plataformas de streaming em outros países . E é que você certamente já sabe que os catálogos desses serviços mudam de país para país, portanto, se você simular uma conexão, por exemplo, dos Estados Unidos, poderá acessar o catálogo de serviços dessa região.

Oferecer valor agregado aos planos de armazenamento online é uma das principais frentes das empresas de tecnologia nesse mercado que visa atingir usuários domésticos em escala massiva (a implementação desses serviços no ambiente corporativo é bem diferente). A Apple já oferece seu serviço Apple Relay nos planos iCloud+ e Apple One, embora com exatamente a mesma limitação que indiquei acima sobre a VPN do Google.

Assim, agora a bola está cada vez mais na quadra dos provedores de serviços VPN para pessoas físicas . Por enquanto, eles jogam com o truque de permitir a seleção do país de onde estabelecer a conexão de saída, mas com o tempo isso pode não ser mais suficiente para competir com a proposta de Google, Apple e o restante das empresas de tecnologia que se unem em oferecer acesso VPN aos seus clientes.

Redação de Jornalismo

Recent Posts

Carro cai em buraco de obra da Prefeitura de Arambaré

Apesar do susto, apenas danos materiais foram registrados

4 horas ago

Governo do Estado lança o programa MEI RS Calamidades 2 nesta quarta (07)

Iniciativa busca auxiliar na retomada econômica de microempreendedores individuais atingidos pelos eventos meteorológicos de 2024

4 horas ago

Adolescente esfaqueada pelo pai em São Leopoldo apresenta melhora no hospital

Vítima, de 16 anos, foi atingida por pelo menos oito golpes de faca, que acertaram…

5 horas ago

Golpes no Dia das Mães: veja como se proteger nas compras online

Associação orienta consumidores a ativarem mecanismos de segurança

6 horas ago

Como fazer sua churrasqueira brilhar novamente com 3 truques simples

Depois de um bom churrasco, o que sobra além da lembrança saborosa são as grelhas…

6 horas ago

Como desinfetar o celular de maneira simples e rápida com 2 itens

O celular está sempre com você: na mão, no bolso, no sofá, no banheiro, na…

6 horas ago

This website uses cookies.