Governador deve assinar decreto de emergência coletivo nesta terça (13)

O governador José Ivo Sartori deve assinar ainda nesta terça-feira (13) o decreto de emergência coletivo. A informação é do coordenador da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, tenente-coronel Everton Oltramari.

“Ainda estamos fechando o número de municípios que vão ser incluídos no decreto coletivo. Devemos concluir o levantamento até o começo da tarde, mas deve ficar entre 15 e 20 cidades”, disse o tenente-coronel.

Publicidade

O decreto deve ser publicado no Diário Oficial do Estado de amanhã e, então, enviado, por meio eletrônico, para o Ministério da Integração Nacional, em Brasília. O governo federal precisa reconhecer o decreto para, então, poder liberar recursos para os municípios afetados pelas chuvas.

Ontem, o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, já tinha dito que vai reconhecer o decreto assim que o Rio Grande do Sul encaminhar. O ministro garantiu que não vão faltar recursos para ajudar o Estado, mas não especificou valores.

A vantagem de um decreto de emergência coletivo é que ele reduz a burocracia e as etapas para conseguir dinheiro do governo federal. Normalmente, o município decreta a situação de emergência, o Estado homologa e só então a União reconhece. Um documento único, para vários municípios, vai direto para Brasília.

Segundo a Defesa Civil do RS, 12 equipes estão no Interior do Estado ajudando as prefeituras a fazer o levantamento dos estragos. Técnicos do Ministério da Integração Nacional também estão no Rio Grande do Sul desde a semana passada, e mais um está chegando hoje.

A missão deles é ajudar os municípios a elaborar dos planos fundamentais: o Plano Detalhado de Resposta (PDR), mais voltado para situações de emergência a curto prazo, como a liberação de rodovias, e o Plano de Reconstrução, que traça medidas de médio e longo prazos. É com base nesses planos que o Ministério da Integração Nacional define quanto vai para cada município.

Redação de Jornalismo

Recent Posts

Hoje na história: 14 de maio – Legalização do casamento homoafetivo no Brasil

Acompanhe os fatos que marcaram o dia de hoje na história

5 horas ago

Sesc Camaquã lança “Vale Night” especial para o Dia dos Namorados com recreação para crianças

O evento, NightKids, acontece no dia 12 de junho, das 19h às 23h30, na sede…

12 horas ago

Dois rompimentos de rede causam falta de água em Camaquã; Corsan esclarece situação

Corsan repara rede rompida e orienta população sobre canais de atendimento

12 horas ago

Ovos mexidos de hotel? Esse segredo muda tudo no preparo

Nada como acordar em um hotel, descer para o café da manhã e se deparar…

13 horas ago

INSS: saiba como consultar notificação sobre descontos ilegais

Mensagem será enviada pelo aplicativo Meu INSS

14 horas ago

Jornalista Voltaire Santos assume Relações Institucionais do Grupo Hospitalar Conceição

Grupo Hospitalar Conceição (GHC) é uma das maiores redes hospitalares públicas do país

14 horas ago

This website uses cookies.