Governador participa em Triunfo da inauguraçã​o de fábrica de butadieno

O governador Tarso Genro participou nesta quinta-feira (13), em Triunfo, da inauguração da fábrica de butadieno da Braskem. Ao destacar a importância do novo empreendimento, o chefe do Executivo disse que a instalação da unidade fortalece a cadeia produtiva local. A fábrica, que recebeu investimentos de R$ 300 milhões, produzirá 103 mil toneladas por ano da matéria-prima utilizada na indústria de borrachas sintéticas – usadas na fabricação de pneus e de artefatos de borracha em geral. 

Ao justificar a participação do Estado por meio do apoio do Fundo Operação Empresa (Fundopem), o governador destacou que o RS leva em consideração três aspectos: o que o Estado ganha, o que gera na base produtiva local e se o empreendimento não é um passeio” de capital. “É uma unidade que se integra à base produtiva e abre perspectivas para uma nova cadeia produtiva como, por exemplo, a produção de vários tipos de borrachas”, disse Tarso Genro. 

Acompanhado de secretários de Estado, Tarso afirmou que a instalação da unidade se integra à política de desenvolvimento do RS. “Bom para a economia local é aquele investimento que cria raízes na base produtiva local ou provoca novas cadeias produtivas. E este é o caso desta nova fábrica”.

O presidente da Braskem, Carlos Fadigas, destacou que a empresa instalou quatro unidades no país, nos últimos quatro anos. A metade no RS. Em 2010, a Braskem instalou em Triunfo uma unidade responsável pela produção de eteno e polietileno verde. Fadigas afirmou que a planta de butadieno atrairá outros elos da cadeia de borracha para o Estado. “Com esse investimento de R$ 300 milhões, o RS torna-se o maior produtor de butadieno do país, com a capacidade somada de 210 mil toneladas”. A empresa produz 180 mil toneladas por ano de butadieno em Camaçari (BA) e 80 mil toneladas por ano em Capuava (SP). 

Fadigas disse que o contexto econômico no Estado é favorável ao crescimento do setor. “A qualificação profissional do trabalhador é diferenciada, com destaque para a formação técnica voltada para a indústria do plástico”. A construção da nova unidade gerou 1,8 mil empregos diretos na região.

Redação de Jornalismo

Recent Posts

Hoje na história: 14 de maio – Legalização do casamento homoafetivo no Brasil

Acompanhe os fatos que marcaram o dia de hoje na história

7 horas ago

Sesc Camaquã lança “Vale Night” especial para o Dia dos Namorados com recreação para crianças

O evento, NightKids, acontece no dia 12 de junho, das 19h às 23h30, na sede…

14 horas ago

Dois rompimentos de rede causam falta de água em Camaquã; Corsan esclarece situação

Corsan repara rede rompida e orienta população sobre canais de atendimento

15 horas ago

Ovos mexidos de hotel? Esse segredo muda tudo no preparo

Nada como acordar em um hotel, descer para o café da manhã e se deparar…

15 horas ago

INSS: saiba como consultar notificação sobre descontos ilegais

Mensagem será enviada pelo aplicativo Meu INSS

16 horas ago

Jornalista Voltaire Santos assume Relações Institucionais do Grupo Hospitalar Conceição

Grupo Hospitalar Conceição (GHC) é uma das maiores redes hospitalares públicas do país

17 horas ago

This website uses cookies.