O governador Tarso Genro recebeu nesta segunda-feira (18), no Palácio Piratini, o novo chefe do Consulado do Paraguai em Porto Alegre, Augusto Bernardino Ocampos Caballero. A visita cortesia teve como objetivo iniciar um trabalho de cooperação mais intenso entre o Rio Grande do Sul e o Paraguai. Acompanhou a visita o assessor de Cooperação e Relações Internacionais do Estado, Tarson Nuñez.
Conforme o cônsul, o encontro serviu para traçar os primeiros objetivos comuns entre o Paraguai e o Rio Grande do Sul a partir de temas como cooperação e intercâmbio comercial e cultural. “Assinalei o interesse cultural como no caso da língua guarani, que está impregnada entre os povos. Trabalho com entusiasmo e agradeço as autoridades em nome do governador, pela recepção e também pelo interesse demonstrado em estreitar os laços entre o Estado e o país vizinho”.
O encontro entre o cônsul e o governador marca o trabalho que já vem sendo realizado pelo Estado com os países do Mercosul desde o primeiro ano de governo. Para que a agenda ficasse completa, restava o Paraguai, ressalta Tarson. Em 2011 as ações de cooperação foram realizadas no Uruguai e em 2012 com a Argentina e Províncias que fazem fronteira com o Rio Grande do Sul.
Tarson define o encontro como o início de um processo de cooperação já que a relação do país estava prejudicada devido o seu desligamento do Mercosul e a crise política ocorrida no ano de 2012. Conforme ele, existe um conjunto de ações e potencialidades que podem ser desenvolvidas entre o Estado e o Paraguai. “A maior corrente migratória de brasileiros que vivem no exterior são ‘brasiguaios’ e grande parte da origem destes brasiguaios é do Rio Grande do Sul, assim como também a herança cultural guarani de ambos os povos”, disse.
Pela primeira vez, o cônsul recém nomeado encontrou-se com o chefe do Executivo gaúcho.O Paraguai possui mais de seis milhões de habitantes e sua principal atividade econômica vem do setor primário, a partir da agricultura e agroindústria.
Encontro ocorrerá na próxima quarta-feira (20), no Sindilojas Costa Doce
Fundada em Camaquã, a banda mergulhou no reggae, trazendo influências que transitam entre o Rock,…
Com entrada gratuita, o evento ocorre até o domingo (18), no Parque Dorval Ribeiro
Nada se compara ao aroma irresistível de uma pipoca de cinema estourando na manteigueira, espalhando…
Entenda como participar dos dois certames abertos pela prefeitura
Evento ocorrerá nesta quarta-feira (14), na ExpoCamaquã 2025
This website uses cookies.