Categories: GeralPolícia

Governador se manifesta sobre morte de homem negro: “responsáveis serão punidos”

O governador do Estado, Eduardo Leite, se manifestou na manhã desta sexta-feira (20), após a repercussão do homicídio triplamente qualificado a um homem negro dentro de um supermercado de Porto Alegre. Em vídeo acompanhado da Chefe de Polícia Civil, Nadine Anflor e o Comandante Geral da Brigada Militar, Rodrigo Mohr Picon, esclareceram o andamento da investigação.

Leite iniciou a manifestação lamentando a situação justamente na data em que deveria ser celebrado o dia da consciência negra: “cenas que nos deixam indignados pelo excesso de violência” e ainda anunciou a inauguração de uma delegacia contra crimes de intolerância no dia 10 de dezembro no RS. Segundo a Chefe de Polícia Civil, Nadine Anflor, a delegacia será um lugar apropriado e específico para buscar informações e impedir consequências destes crimes raciais: “o objetivo é mudar essa triste realidade de falta de empatia”, lamenta.

Publicidade

– RECEBA OUTRAS INFORMAÇÕES NO SEU WHATSAPP CLICANDO AQUI

A investigação da morte de, João Alberto Silveira Freitas de 40 anos, nesta quinta-feira (19), aponta que duas pessoas já foram presas e mais duas estão sendo investigadas, eles foram autuados por homicídio triplamente qualificado, então por asfixia e impossibilidade de resistência da vítima: “as imagens são muito chocantes, a Polícia Civil dá uma resposta a esta intolerância”, declara Nadine.

De acordo com informações do Comandante Geral da Brigada Militar, Rodrigo Mohr Picon, o policial militar temporário tem a função de substituir os policias militares de carreira em funções administrativas internas e não está no vínculo com o Estado: “ele deve estar respondendo um documento demissionário nos próximos dias sendo retirado da corporação além de responder civilmente ao crime”, alerta.

Leite conclui a fala assegurando que ”todas as circunstâncias deste crime estão sendo apuradas e os responsáveis serão devidamente punidos” além de prestar solidariedade à família da vítima.

Assista:

 

No Twitter o governador escreveu:

Hoje é o #DiadaConsciênciaNegra. Infelizmente, nesta data em que deveríamos celebrar políticas públicas e avanços na luta por igualdade racial, deparamos com cenas que nos deixam indignados pelo excesso de violência que levou à morte de um cidadão negro.

Redação de Jornalismo

Recent Posts

Condenado por estupro de vulnerável é preso em Encruzilhada do Sul

Homem de 57 anos era considerado foragido da justiça

17 minutos ago

Gramado Summit promove imersão inédita na Serra Gaúcha

Iniciativa prevê mentoria com fundador da Reserva, show nacional e atividade em parque temático da…

18 minutos ago

FBV: empresas da região sul expõem soluções no evento

Camaquã terá representante na Feira Brasileira do Varejo

37 minutos ago

Nota de falecimento: Laura Ivone Silva da Silva morre aos 67 anos

Os atos fúnebres ocorrem no Cemitério da Chácara Velha

42 minutos ago

Arambaré: passagem Maria Gomes é bloqueada

Medida é decorrente o aumento considerável de nível do arroio

1 hora ago

Troféu Melhores do Campo 2025: premiação terá transmissão pelo Conexão Rural e Rádio Acústica FM

Evento ocorrerá nesta segunda-feira (12); confira agraciados desta edição

1 hora ago

This website uses cookies.