A greve dos professores estaduais do Rio Grande do Sul completa um mês na próxima quinta-feira (5), e o impasse com o governo continua. Até o fim dessa semana, a Secretaria Estadual da Educação estuda a possibilidade de substituir os servidores com contratos emergenciais para conseguir cumprir o ano letivo. A categoria pede o pagamento integral dos salários, que vem sendo parcelado desde fevereiro de 2016.
O Piratini deve ter até a próxima quarta-feira (4) um levantamento de quantos professores com contratos temporários estão em greve. Além disso, a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) pediu que a Justiça reconsidere a liminar que impede o corte do ponto dos grevistas.
O secretário da Educação, Ronald Krummenauer, diz que não trabalha com a possibilidade de perder o ano letivo. “Já temos um calendário que naturalmente sofre dificuldades. Nesse momento, acreditamos que em alguns sábados será necessário ter aulas. Talvez também na semana entre o Natal e o Ano Novo, e em alguns dias de 2018”, afirma. “Se pode recuperar, ainda trabalhamos com a perspectiva de poder ter um ano letivo diferente, mas ainda atendendo a necessidade de 200 dias de aula”.
O Cpers, sindicato que representa a categoria, reagiu. “Se o governo fizer isso, e a comunidade tem que saber, se ele chegar a fazer isso já está decretando o fim do ano letivo. Não tem professores para dar aula”, afirmou a presidente do Cpers, Helenir Schürer, em entrevista coletiva na tarde desta terça-feira (2).
No começo da tarde, uma comitiva do Cpers pediu para ser recebida pelo governo. Mais de meia hora depois, sem uma resposta, os professores fecharam a Rua Duque de Caxias.
Eles deram prazo até o dia 10 para que o governo apresente uma nova proposta à categoria. O pagamento da próxima faixa salarial dos servidores é previsto para a mesma data. Em outubro, o governo está pagando primeiro os servidores que ganham menos.
O sindicato diz que 75% dos professores aderiram à greve. A Secretaria de Educação diz que são 33%.
Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart) foi vencedor do edital da lei de incentivo…
Encontro ocorrerá na próxima terça-feira (20), no Sindilojas Costa Doce
Fundada em Camaquã, a banda mergulhou no reggae, trazendo influências que transitam entre o Rock,…
Com entrada gratuita, o evento ocorre até o domingo (18), no Parque Dorval Ribeiro
Nada se compara ao aroma irresistível de uma pipoca de cinema estourando na manteigueira, espalhando…
Entenda como participar dos dois certames abertos pela prefeitura
This website uses cookies.