Governo e Famurs irão auxiliar municípios sem plano de saneamento

O secretário de Estado de Habitação e Saneamento, Marcel Frison, o presidente da Corsan, Arnaldo Dutra, e o presidente da Famurs, Ary Vanazzi, assinaram nesta segunda-feira (15) um termo de cooperação técnica para ajudar os municípios que ainda não elaboraram seus planos de saneamento a acelerar o processo. Segundo levantamento feito pela pasta, 118 cidades gaúchas ainda não têm plano e o restante, 379, já possuem ou estão em fase de construção.

Segundo o secretário, os processos de captação recursos para obras junto ao governo federal serão inviabilizados se o município não apresentar a comprovação da existência do plano. “Isso é estratégico e estrutura a política do saneamento no Rio Grande do Sul. Este ano estamos repassando aos municípios R$ 2,1 milhões e, no ano que vem, mais R$ 1,5 milhão. São recursos para a elaboração dos planos e todo o apoio técnico”, disse Frison. 

Publicidade

O prazo estipulado pela Lei 11.445 para que todos os municípios tenham os planos concluídos é dezembro de 2013. Na opinião do presidente da Famurs, o convênio vai facilitar a cobertura de saneamento no Estado. “Os planos possibilitam fazer projetos e ações que sejam capazes de resolver problemas nas comunidades e construir políticas regionais”, defendeu Vanazzi. 

Gestão associada
Para o diretor-presidente da Corsan, Arnaldo Dutra, a parceria visa qualificar ainda mais a relação dos municípios com o Governo do Estado. “Queremos trabalhar em parceria com o poder concedente, por meio de uma gestão associada. Através deste convênio com a Famurs, iremos ampliar o auxílio técnico que estamos prestando às Prefeituras para a elaboração dos planos municipais de saneamento”, garantiu Dutra. 

Dutra também ressaltou que os planos de saneamento permitem que a companhia e os municípios tenham um cronograma de suas ações para os próximos 25 anos. “Um dos grandes avanços da elaboração dos planos é o planejamento. A gestão pública necessita planejar suas ações a longo prazo, e os planos vêm de acordo com essa necessidade. Além disso, são grandes instrumentos de participação e controle social”, afirmou o presidente da Corsan. 

Redação de Jornalismo

Recent Posts

Mulher morre após capotamento na BR-116 em São Lourenço do Sul

Veículo estava a serviço da Secretaria de Saúde do município de Arroio Grande

10 horas ago

Passos após a eleição de um novo Papa: entenda a cerimônia

Ritual católico segue um roteiro tradicional e solene

11 horas ago

Cardeal americano Robert Francis Prevost é eleito Papa e adota o nome de Leão XIV

Primeira vez que um norte-americano assume o trono de Pedro

13 horas ago

Conclave elege novo papa nesta quinta-feira (08)

Fumaça branca saiu da Capela Sistina e sinalizou ao mundo que os cardeais chegaram a…

14 horas ago

INSS determina bloqueia de descontos de empréstimos consignados

Decisão cumpre determinação do TCU, com objetivo de evitar irregularidades em descontos vinculados a aposentadorias

15 horas ago

This website uses cookies.