Governo encaminha projeto de lei que cria o Sistema Estadual de Cultura

O governador Tarso Genro assinou, no final da tarde desta terça-feira (05), no Palácio Piratini, o ofício de encaminhamento à Assembleia Legislativa do projeto de lei que cria o Sistema Estadual de Cultura do Estado. O projeto de lei vai garantir dez anos de políticas públicas para a cultura do Estado. O evento, coordenado pelo secretário de Estado da Cultura, Assis Brasil, contou com a presença da ministra da Cultura Marta Suplicy.

Tarso Genro destacou que a cultura tem que estar integrada em todos os projetos do governo, na produção política e no estabelecimento de uma nova relação estado-sociedade. “Não adianta termos só desenvolvimento econômico. Os desenvolvimentos social e cultural estão no centro das estratégias para o Rio Grande do Sul”, afirmou. 

Publicidade

Também foi lançada a consulta pública sobre o Plano Estadual de Cultura e o Mapa Digital da Cultura. O secretário Assis Brasil explicou que o projeto do Sistema Estadual e o Plano Estadual de Cultural são resultados de dois anos de trabalho e diversas conferências realizadas em todo o Estado. “Agora queremos aperfeiçoar este plano ampliando a discussão com a consulta pública através do Gabinete Digital”, informou.

O Plano Estadual da Cultura – um dos instrumentos previstos no projeto de lei – estará disponível a partir do dia 18 deste mês até 30 de abril no Gabinete Digital. A ferramenta receberá contribuições e sugestões relativas ao texto do plano, que estabelece as diretrizes e ações para o desenvolvimento da cultura no Estado até 2023. 

“Nos próximos 45 dias esperamos uma grande participação para que o plano represente os interesses de todos os gaúchos e seja uma expressão de tudo que queremos para os próximos 10 anos”, explicou o secretário adjunto de Cultura, Jéferson Assumção. 

O evento também marcou o lançamento do Mapa Digital RS, uma plataforma colaborativa que já nasce com o catálogo de todas as bibliotecas e museus presentes em território gaúcho. O Mapa funcionará como serviço de utilidade pública a cidadãos e turistas, além de permitir a construção colaborativa de uma cartografia completa das diferentes matizes culturais do estado. “Podemos ter um mapa dos CTGs, da cultura urbana, do carnaval, e assim por diante. É um instrumento de gestão, mas também de participação”, completou Jéferson. O formulário para postar informações de cultura já pode ser preenchido no endereço: www.cultura.rs.gov.br/mapa 

A ministra da Cultura Marta Suplicy elogiou as iniciativas que, segundo ela, colocam o estado gaúcho muito a frente nas questões de cultura no Brasil. “Fico satisfeita em perceber esse avanço da cultura no Rio Grande do Sul com a criação desse projeto de lei”, afirmou. Marta também comentou o Vale-Cultura que foi tema de painel realizado pela manhã.

Redação de Jornalismo

Recent Posts

Bandeira amarela na conta de luz já está valendo; veja como economizar

Escassez de chuvas no período fez Aneel acionar a bandeira tarifária amarela, que aumenta em…

10 minutos ago

Vagas de emprego e oportunidades no RS nesta segunda-feira (05)

Entenda como concorrer as vagas disponíveis na Agência Sine FGTAS

3 horas ago

WSL: Italo Ferreira estreia com vitória na etapa de Gold Coast

Líder do ranking, surfista potiguar avança direto para terceira fase

17 horas ago

Camaquã se destaca nas XXII Olimpíadas Especiais das APAEs com vitórias e vagas para as nacionais

Olímpiadas ocorrem de 01 a 04 de maio, no complexo esportivo da Ulbra, em Canoas

17 horas ago

Incêndio em vegetação cobre parte de Dom Feliciano com fumaça

Sinistro ocorreu na tarde deste sábado (03), próximo à área central do município

18 horas ago

Governo abre 3,4 mil novas vagas para Mais Médicos

Inscrições começam nesta segunda-feira (5)

19 horas ago

This website uses cookies.