Categories: Geral

Governo não consegue acordo com mineradoras apontadas como responsáveis pela tragédia de Mariana

A secretária de planejamento e gestão do governo de Minas Gerais, Luísa Barreto, usou palavras duras para se referir ao comportamento da mineradora Samarco e de suas acionistas Vale e BHP Billiton após terminar sem consenso mais uma reunião sobre a repactuação do processo reparatório da tragédia ocorrida em Mariana (MG). Segundo ela, os valores e os prazos de pagamento estão distantes da expectativa e o estado deverá caminhar para a judicialização de novas demandas. Barreto disse que não há mais ambiente para seguir na mesa de negociação.

“Por ora, as negociações estão encerradas. A não ser que haja uma mudança de posicionamento forte por parte das empresas. A reunião hoje foi muito decepcionante. A gente vem há mais de um ano discutindo repactuação com um objetivo claro: trazer uma reparação justa, célere e efetiva para os atingidos e para toda a região que foi atingida. E o que as empresas apresentaram é um absoluto desrespeito”, disse.

Segundo a secretária, as mineradoras ofereceram entre 60% e 70% do valor esperado e a proposta não contempla a atual geração. “Para além da questão financeira, temos também uma inadequação do prazo de pagamento. Querem um prazo bastante alongado que não permitiria que quem viveu esse desastre visse essa reparação acontecer”, acrescentou. 

Publicidade

A reunião aconteceu em Brasília. Participaram do encontro representantes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), dos governos de Minas Gerais e do Espírito Santo, do Ministério Público Federal (MPF), dos Ministérios Públicos de Minas Gerais (MPMG) e do Espírito Santo (MPES), além de diretores da mineradora Samarco e das suas acionistas Vale e BHP Billiton. Uma outra reunião já havia sido realizada com o mesmo intuito na sexta-feira (19), dessa vez em Belo Horizonte. As instituições participantes, os governos e as empresas não divulgam em detalhes o conteúdo discutido.

Texto: Agência Brasil

Redação de Jornalismo

Equipe de jornalismo digital da Rádio Acústica FM.

Recent Posts

Confira a programação deste sábado (17) na ExpoCamaquã 2025

Com entrada gratuita, o evento ocorre no Parque Dorval Ribeiro

30 minutos ago

Defesa de advogado suspeito de processos fraudulentos contra instituições financeiras vai pedir liberdade provisória do cliente

Nessa quinta-feira, ele foi preso  em Dourados, em Mato Grosso do Sul. Daniel Nardon chegou…

45 minutos ago

Camaquã conta ônibus gratuito para a ExpoCamaquã 2025 no domingo (18)

Confira os horários e as rotas disponibilizadas para o evento

1 hora ago

Cerimônia de entrega do Prêmio Municipal de Inovação 2025 acontece na ExpoCamaquã 2025

Confira os agraciados na noite desta sexta-feira (16), na Arena Acic

2 horas ago

Rádio Acústica FM recebe Prêmio Municipal de Inovação 2025

A emissora foi vencedora na categoria Destaque Inovação com o Seminário Desafio Novos Gestores

2 horas ago

Prefeitura de Camaquã convoca professores do processo seletivo da educação de 2025

Os candidatos tem dois dias úteis para comparecer na Secretaria Municipal da Educação e Desporto

3 horas ago