Em boa fase, o Grêmio tem agora uma sequência favorável no Campeonato Brasileiro. A começar pelo confronto desta quarta-feira, às 19h30min, contra a Portuguesa, pela 17ª rodada, os quatro próximos jogos do Tricolor na competição serão em Porto Alegre – três no estádio Olímpico e o clássico Gre-Nal no Beira-Rio. Se não fosse a partida contra o Coritiba, fora de casa, pela Copa Sul-Americana, a equipe ficaria 20 dias sem viajar. Dos três jogos que restam no primeiro turno, o Grêmio projeta duas vitórias para chegar à metade do campeonato com 37 pontos.
Contra a Portuguesa, o Grêmio terá duas mudanças. Werley e Marcelo Moreno, suspensos, dão lugar a Naldo e André Lima. Já a Lusa terá o desfalque do zagueiro Valdomiro, que será substituído por Rogério. Além disso, o volante Boquita pode entrar na vaga do meia-atacante Héverton. Uma das atrações do jogo será a reedição da final do Brasileirão de 1996 e o reencontro de Zé Roberto com a Portuguesa. Revelado pela Lusa, era o lateral-esquerdo do time paulista naquela final vencida pelo Grêmio.
Para o preparador físico Paulo Paixão, a permanência dos jogadores na Capital é uma vantagem psicológica. Sem precisar viajar, os atletas podem desfrutar do convívio familiar. “Por ter muita concentração, muita viagem, eles acabam não tendo muito tempo para a família e até mesmo para conversar com os amigos. Estando com a família, que é a base de tudo, o jogador tem a oportunidade de produzir em campo aquilo que está capacitado. Ele tem desintoxicação da rotina estressante de jogos e treinos”.
Diminuir o desgaste das viagens também é um ponto positivo lembrado pelo preparador físico. Como a única saída será para Curitiba, o elenco não vai perder muito tempo com o deslocamento. “Se é um jogo em São Paulo ou em Curitiba, a gente não demora, porque é um bate e volta. Agora, quando a partida é no Nordeste, no Centro do País, até mesmo em Belo Horizonte, tem a dificuldade com a viagem, porque levamos cinco, seis horas”, justificou.
Jogos fora de casa facilitam vigilância
No entanto, Paixão prefere as partidas longe do território em relação à “questão biológica”. Ele citou como exemplo a maratona recente do Grêmio em São Paulo, onde enfrentou a Ponte Preta e o São Paulo num período de cinco dias. Ficar concentrado neste período facilitou a vigilância da comissão técnica quanto aos horários de alimentação e sono do plantel.
“Às vezes, o jogo fora facilita o controle que temos. Dois jogos como tivemos, num mesmo local, há o controle total do que está acontecendo, tem tudo sob sua vigília. Mas depende muito de como você vai encarar essa situação. Às vezes, a delegação termina uma partida e sai correndo para voltar a Porto Alegre, o que prejudica o grupo. Por isso, prefiro um período fora de casa ou ter que pernoitar antes de retornar para cá”.
Como o período de jogos pelo Brasileirão é intenso atualmente, com jogos no meio e no final da semana, a prioridade da comissão técnica é possibilitar o “pijama training” ao elenco, para recuperação total da condição física. Para isso, a maioria dos treinamentos comandados por Luxemburgo tem sido leve. “Esse é o grande xis da questão e o Vanderlei, pela experiência que tem, sabe administrar isso. A gente vem trabalhando assim e está dando certo”, finalizou.
Brasileirão – 17ª rodada
Grêmio
Marcelo Grohe, Edilson, Naldo, Gilberto Silva e Pará; Fernando, Souza, Elano e Zé Roberto; Kleber e André Lima – Técnico: Vanderlei Luxemburgo.
Portuguesa
Dida, Luis Ricardo, Rogério, Gustavo e Marcelo Cordeiro; Ferdinando, Boquita, Léo Silva e Moisés; Ananias e Bruno Mineiro – Técnico: Geninho.
Local: Estádio Olímpico
Horário:19h30min
Arbitragem: Antonio Denival de Morais (PR), com Luis H. Souza Santos Renesto (PR) e Arestides Pereira da Silva Jr (PR)
Um carro também foi apreendido durante a ação da Brigada Militar
Saiba como a Previdência Social beneficia quem faz adoção de crianças até 12 anos
Solicitação estará disponível a partir da próxima quarta-feira (14)
Primeiro jogo ocorre às 14h no Ginásio Municipal Wadislau Niemxeski
Loja fica localizada na Rua Manoel da Silva Pacheco, no centro de Camaquã
Operação ocorreu neste sábado (10), após o monitoramento do suspeito, com indícios claros de agressividade
This website uses cookies.