Categories: Geral

Grupos de risco: os cuidados necessários com quem mais precisa

Abril é um mês com datas relevantes que nos lembram do quão importante é a prevenção, como o Dia de Combate ao Câncer (08/04), o Dia Nacional da Prevenção à Hipertensão (26/04), entre outros. E, em tempos de Coronavírus, todo o cuidado com a saúde é pouco. Ainda mais para aqueles que estão dentro do tão falado grupo de risco, que necessitam de um isolamento social maior e cuidados adicionais.

São muitos os casos que precisam de uma atenção especial, como os diabéticos e os hipertensos. O coordenador da área de saúde do Senac Saúde, Adalvane Nobres Damasceno, explica os motivos para isso. “A diabete e a hipertensão debilitam o neutrófilos, o tipo de glóbulo branco mais numeroso no corpo humano, que atuam como primeira linha de defesa perante ameaças, como bactérias e vírus”. Esse grupo de pessoas acaba tendo uma imunidade mais baixa, sendo muito mais afetados. Esse é o problema também dos doentes oncológicos, que ficam mais vulneráveis por causa dos seus tratamentos contra o câncer, que geralmente enfraquecem o sistema imunológico, mesmo muito tempo depois do desaparecimento dos tumores.

Publicidade

O vírus acaba por gerar uma grande quantidade de secreção respiratória, o que acaba por trazer malefícios também aos doentes pulmonares e neurológicos. Segundo o especialista em Saúde Coletiva, “o Sars-Cov2 tem afinidade por células do pulmão, o que acaba provocando complicações respiratórias. Além disso, os indivíduos com problemas neurológicos não percebem isso, ou não tem forças para expelir as secreções, que acabam sendo aspiradas para os pulmões e gerando outras complicações”.

Não existe uma fórmula secreta para manter a imunidade em dia. Porém, o docente do Senac Saúde resumiu os cuidados com a baixa imunidade em três passos simples e muito importantes para manter-se forte contra o vírus: “manter uma alimentação adequada, ter um sono equilibrado e hidratar-se com frequência”. Além desses cuidados, quando o assunto são os grupos de risco, é preciso ter uma atenção extra: evitar aglomerações, manter pelo menos um metro de distância das pessoas que estejam tossindo ou espirrando, evitar tocar nos olhos, nariz e boca e lavar as mãos com frequência e muito sabão.

Aos que não estão no grupo de risco, vale lembrar da importância de cuidar dos seus entes queridos que estão em isolamento. “Caso saiam de casa, façam toda a higiene das mãos quando voltarem, deixem os sapatos do lado de fora de casa, se possível, e evitem qualquer contato com as pessoas”, completou Adalvane. A saúde das pessoas que estão no grupo de risco está, literalmente, nas suas mãos.

Redação de Jornalismo

Recent Posts

Advogado do RS suspeito de fraudes envolvendo aposentados e servidores é preso em Mato Grosso do Sul

Daniel Fernando Nardon estava foragido do e foi detido nesta quinta-feira no município de Dourados…

3 horas ago

CMPC impulsiona economia gaúcha com fábrica bilionária em Barra do Ribeiro

Em entrevista, o consultor de Relações Institucionais da CMPC Brasil, Daniel Andriotti, detalhou o projeto…

4 horas ago

Polícia Civil indicia advogado por suspeita de ter movido 8 ações após morte de cliente

Daniel Nardon foi intimado pela Justiça e disse que não tinha conhecimento da morte do…

5 horas ago

CEEE Equatorial informa desligamento para renovação da rede elétrica em Camaquã

Desligamento está programado para ocorrer neste sábado (17), no interior do município

5 horas ago

Dom Feliciano celebra cultura polonesa na 2ª edição da PolskaFest

Evento, que ocorre nos dias 14 e 15 de junho, contará com entrada gratuita e…

5 horas ago

Pompéia reinaugura loja nesta segunda-feira (19) em Camaquã

Loja agora conta com lounge para descanso, totem kids e área de maquiagem ainda mais…

7 horas ago

This website uses cookies.