O nível do Guaíba bateu recorde determinando a maior cheia em Porto Alegre no século 21. A medição no Cais Mauá chegou a 2,55 metros no fim da noite desta quarta-feira, maior cheia desde junho de 1984, quando atingiu 2,60 metros. Ao menos até esta quinta-feira, a previsão é de estabilidade ou pequena elevação, de acordo com o Sistema Metroclima, da Prefeitura de Porto Alegre.
Além disso, o Metroclima alerta que a cheia será prolongada e deve persistir nos próximos dias, podendo chegar ao começo da semana que vem. Isso porque todos os rios que desembocam na área da Capital apresentam elevação: Caí, Gravataí, Jacuí, Sinos e Taquari.
De acordo com o Sistema Metroclima, grande parte da vazão do Guaíba vem do rio Jacuí, que está com cheia maior do que na semana passada e com o nível aumentando de forma consistente entre São Gabriel e Porto Alegre. A situação sugere cheia na parte final da bacia junto à Capital ainda por muitos dias. Em Rio Pardo, o Jacuí subiu mais de meio metro em 24 horas nessa terça e à noite estava em 15,10 metros. Na região de Triunfo, onde recebe as águas do Taquari, o Jacuí no começo desta manhã estava com 5,46 metros contra 4,73 metros na mesma hora de terça.
O Rio Taquari passa por cheia, porém menor que no final da semana passada. Em Estrela o auge do repique foi na noite dessa terça-feira com 17,87 metros contra 21,35 metros no final da última semana. Grande quantidade de água do Taquari ainda encontrará o Jacuí antes deste desembocar em Porto Alegre nas próximas 48 a 72 horas.
O Caí também passa por cheia em toda a bacia com pico maior agora na região de Montenegro e São Sebastião do Caí do que na última semana. A maior vazão do Caí alcança Porto Alegre no fim de semana. O Sinos segue em forte cheia, mas encontra-se estabilizado no pico da cheia entre Campo Bom e São Leopoldo, sinalizando que o maior volume de água chegará durante o fim de semana e o começo da semana que vem. O Gravataí segue em cheia histórica na Grande Porto Alegre com níveis sem precedentes em décadas.
Segundo a meteorologia, devido ao nível muito alto do Guaíba é importante estar atento ao vento na área Norte da Lagoa dos Patos, onde ocorre o represamento do escoamento das águas. Não há indicativo de vento Sul moderado ou forte até sexta. Entre sábado e o domingo há possibilidade do vento voltar a soprar do quadrante Sul com intensidade moderada e deve coincidir com o nível muito alto pela chegada da vazão de rios contribuintes.
Saiba como a Previdência Social beneficia quem faz adoção de crianças até 12 anos
Solicitação estará disponível a partir da próxima quarta-feira (14)
Primeiro jogo ocorre às 14h no Ginásio Municipal Wadislau Niemxeski
Loja fica localizada na Rua Manoel da Silva Pacheco, no centro de Camaquã
Operação ocorreu neste sábado (10), após o monitoramento do suspeito, com indícios claros de agressividade
Entenda como concorrer as vagas disponíveis na Agência Sine FGTAS
This website uses cookies.