Hoje na história - 01 de abril - Dia da mentira. Foto: Reprodução/ Disney
O Hoje na História traz os eventos significativos que ocorreram ao redor do mundo, deixando marcas duradouras. Neste dia 01 de abril ocorreram fatos que contribuíram de maneira única para o curso da história.
1700 – Acontecia a popularização do Dia da Mentira. Ingleses brincalhões começaram a popularizar a tradição anual do Dia da Mentira, pregando peças uns nos outros. Apesar de o dia, chamado de “April Fool’s Day” em inglês, ser celebrado por séculos em diferentes culturas, suas origens exatas permanecem um mistério. Alguns historiadores acreditam que o Dia da Mentira remonta a 1582, quando a França mudou do calendário juliano para o gregoriano, conforme solicitado pelo Conselho de Trento, em 1563. Pessoas que demoravam a receber as notícias ou para entender que o início do ano tinha passado para janeiro e continuavam a comemorá-lo na virada da última semana de março para primeiro de abril se tornaram alvos de trotes e brincadeiras.
1808 – Revogação do Alvará de 1785 que proibia a instalação de fábricas e manufaturas no Brasil. D. João VI, então príncipe regente, revogou o Alvará de 1785 que proibia a instalação de fábricas e manufaturas no Brasil, permitindo o desenvolvimento da indústria no país. Essa medida não apenas impulsionou a economia local, mas também marcou um passo significativo em direção à autonomia industrial e comercial do Brasil.
1902 – Nascia o sambista Moreira da Silva. Antônio Moreira da Silva foi um cantor e compositor brasileiro, também conhecido como Kid Morengueira. Moreira da Silva nasceu e viveu no Rio de Janeiro, na época em que a cidade era a capital da República e sua cultura e tipos populares definiam a identidade brasileira. Com trânsito fácil entre o morro e o asfalto soube explorar a linguagem e a malícia que ajudaram a criar a figura do carioca. Com 98 anos de idade ainda se apresentava em shows. O sambista morreu aos 98 anos, no dia 2 de janeiro de 2000, no Rio de Janeiro.
1924 — Adolf Hitler é condenado a cinco anos de prisão por sua participação no “Putsch da Cervejaria”. Adolf Hitler foi condenado a cinco anos de prisão por sua liderança no “Putsch da Cervejaria”, uma tentativa fracassada de golpe de Estado na Alemanha. No entanto, ele cumpriu apenas nove meses da pena, durante os quais escreveu “Mein Kampf”, obra que viria a influenciar profundamente a política alemã e o futuro do país.
1964 – Início da Ditadura Militar no Brasil. A ditadura militar brasileira foi o regime instaurado no Brasil em 1 de abril de 1964 e que durou até 15 de março de 1985, sob comando de sucessivos governos militares. De caráter autoritário e nacionalista, a ditadura teve início com o golpe militar que derrubou o governo de João Goulart, o então presidente democraticamente eleito. O regime acabou quando José Sarney assumiu a presidência, o que deu início ao período conhecido como Nova República (ou Sexta República).
1976 — Fundada a Apple Inc. por Steve Jobs, Steve Wozniak e Ronald Wayne. A Apple Inc. foi fundada em 1º de abril de 1976 por Steve Jobs, Steve Wozniak e Ronald Wayne, marcando o início de uma das empresas mais influentes da indústria de tecnologia. Com a visão de criar computadores pessoais acessíveis, a Apple revolucionou o mercado e se tornou sinônimo de inovação e design sofisticado.
1997 – Começava a exibição original do anime Pokémon. Foi em um “dia da mentira”, que o anime Pokémon fez a sua estreia na TV Tokyo, no Japão. A primeira temporada do anime, chamada Pokémon: Indigo League – ou Pokémon: Liga Índigo (título no Brasil), foi a ar entre 1 de abril de 1997 e 21 de janeiro de 1999. No Brasil, a temporada foi transmitida em 1999, no programa Eliana & Alegria da Rede Record.
1999 – Morria o escritor e roteirista Marcos Rey. Ele também foi redator de programas de televisão e adaptou para TV os clássicos “A Moreninha”, de Joaquim Manuel de Macedo e o “Sítio do Pica-pau Amarelo”. Nascido em 17 de fevereiro de 1925, na capital paulista, ele ficou bastante conhecido pelos seus livros dirigidos ao público infanto-juvenil, mas também escreveu para os adultos. Em 1999, após voltar de uma viagem à Europa, Marcos Rey passou por uma cirurgia, mas não resistiu às complicações e morreu aos 74 anos. Ele foi cremado e suas cinzas jogadas pela esposa pela cidade de São Paulo, durante um voo de helicóptero.
2004 — Google anuncia o Gmail para o público. O Google lançou o Gmail, um serviço de e-mail que revolucionou a forma como os usuários gerenciavam suas mensagens. Com 1 GB de espaço de armazenamento gratuito e uma interface inovadora, o Gmail rapidamente se destacou entre os concorrentes, estabelecendo novos padrões para serviços de e-mail.
Susan Boyle – 65 anos – Susan Margaret Boyle é uma cantora escocesa que se tornou célebre por sua participação no programa de calouros britânico, Britain’s Got Talent, transmitido pela rede de televisão britânica ITV. A audição de Susan para o programa, cantando a canção “I dreamed a dream” do musical Les Miserables em 11 de abril de 2009, foi um sucesso na Internet, e divulgou sua imagem rapidamente. Susan acabou o programa em segundo lugar, atrás do grupo de dança Diversity.
Vítor Belfort – 49 anos – Vitor Vieira Belfort é um lutador de artes marciais mistas (MMA) brasileiro, especialista em boxe e que, no momento, pratica caratê shotokan. Belfort é ex-campeão do torneio peso-pesado e ex-campeão do peso-meio-pesado do UFC e possui em seu cartel vitórias sobre nomes importantes do MMA mundial.
Jimmy Cliff – 81 anos – James Chambers é um músico jamaicano de reggae e ska. É o menos compreendido de todos os grandes mestres do reggae, tendo sido acusado de abandonar as origens rastas, porém é respeitado por ter sido o primeiro a abrir as portas do sucesso ao reggae na Europa e no resto do mundo. A sua religião lhes causou muitos problemas na Jamaica com os rastas. Num incidente estranho, em um grande show, rastas radicais, indignados com sua dedicação ao islamismo, chegaram a cuspir em sua cara. Este foi um dos motivos que o fez mudar-se para a Inglaterra.
Ana Maria Braga – 77 anos – Ana Maria Braga Maffeis é uma jornalista, bióloga, atriz, apresentadora e cantora brasileira. Antes de se tornar conhecida em todo Brasil, no programa “Note e Anote”, da Rede Record, e depois no “Mais você”, da TV Globo, Ana Maria já havia trilhado uma carreira de sucesso no jornalismo. Trabalhou nas principais revistas do país e foi apresentadora da extinta Rede Tupi.
Acompanhe os fatos que marcaram o dia de hoje na história
Estudo aponta ainda que a movimentação de cargas nesse modal reduziu 50% nos últimos 18…
Caminha ocorre neste sábado (05), com início às 09h30 em frente à Praça Donário Lopes
Falta de chuva afetou o abastecimento de água, comprometendo tanto o consumo animal quanto humano
A organização solicita a gentileza de confirmar a presença pelo WhatsApp
Otávio Morais esteve à frente do Hospital Nossa Senhora Aparecida (HNSA) por dois anos
This website uses cookies.