Hoje na História – 1 de Agosto – Começa a Primeira Guerra Mundial

Hoje na História traz nesta quinta-feira (01), eventos significativos que ocorreram ao redor do mundo, deixando marcas duradouras. Neste dia 01 de agosto, ocorreram fatos que contribuíram de maneira única para o curso da história. Um exemplo de fato percursor ocorreu no ano de 1914, quando começou a Primeira Guerra Mundial.

No dia 1 de agosto de 1914, com a declaração de guerra do Império Austro-Húngaro contra à Sérvia, após a morte do herdeiro do império, o arqueduque Francisco Ferdinando, a Rússia e a Alemanha fizeram o mesmo, dando início a Primeira Guerra Mundial. Sem precedentes em relação à quantidade de vidas perdidas e territórios destruídos, esse foi o primeiro conflito entre países à nível mundial, com o envolvimento de diversas nações. A estimativa é de que mais de 20 milhões de pessoas foram mortas, entre civis e soldados, e deixando a Europa completamente devastada.

Publicidade
1834 – Império Britânico decreta fim da escravidão com exceções

Através do “Ato de Abolição da Escravidão”, em 1º de agosto de 1834, o Império Britânico abolia oficialmente a escravidão nas suas colônias, contudo a lei continha as suas brechas. No documento não constavam os territórios da Companhia das Índias Orientais, Ilhas de Santa Helena e Ceilão, que veio apenas em 1843. De acordo com o ato, eram apenas pessoas livres os escravos com idade inferior a 6 anos, quem estivesse acima desta idade era considerado “aprendiz”. O processo de abolição foi feito em duas etapas, além de prover uma compensação aos proprietários de escravos, com dinheiro ou bens comerciais. Ao finalizar o processo, os britânicos foram incisivos para que todos os outros países decretassem a abolição da escravidão.

1914 – Começa a Primeira Guerra Mundial

Com o assassinato do herdeiro do Império Austro-Húngaro, o arqueduque Francisco Ferdinando, pelo sérvio-bósnio Gavrilo Princip, em Saravejo, a Primeira Guerra Mundial foi declarada em 1º de agosto de 1914. Antes do assassinato, a Sérvia e o Império Austro-Húngaro estavam com as relações abaladas, podendo um declarar guerra ao outro a qualquer momento. Tendo a Rússia como grande apoiadora, os austro-húngaros adiaram a declaração até conquistarem a confirmação de apoio do Kaiser Guilherme II da Alemanha, que enviou um ultimato aos sérvios. Com essa atitude, a Alemanha informou à Rússia que se eles continuassem apoiando ataques aos austro-húngaros com a Sérvia, a guerra iria se estender à eles. Com apoio da França e Reino Unido, a Rússia formou a Tríplice Entente, declarando guerra contra a Alemanha no dia seguinte, dia 2 de agosto.

A guerra teve grande apoio da população europeia, que acreditava que os conflitos iriam se resolver em alguns meses. Porém, com a invasão da Bélgica, mais de um milhão de soldados europeus morreram em campos de batalha espalhados pelo continente, apenas no ano de 1914. A Grande Guerra só chegou ao fim em 1918, após quatro anos de conflito, com mais de 20 milhões de mortos, entre soldados e civis, além da grande destruição de vários países da Europa.

1941 – Nasce o cantor Ney Matogrosso

Ney de Souza Pereira, mais conhecido pelo seu nome artístico, Ney Matogrosso, nasceu em Bela Vista (MG), no dia 1º de agosto de 1941. Integrando o grupo Secos & Molhados até o anos de 1974, Ney começou a sua carreira solo no ano seguinte, com o álbum ‘Água do Céu Pássaro’. Conhecido por suas apresentações impactantes e marcadas por uma maquiagem forte e figurino exótico, o cantor já dividiu o palco com grandes nomes da música brasileira, como Chico Buarque, Cazuza e Rita Lee.

Ney Matogrosso em uma de suas apresentações. Foto: Divulgação/Internet

1993 – Cruzeiro Real é adotado como nova moeda do Brasil

Implementada em 1º de agosto de 1993, o Cruzeiro Real se tornou o novo padrão monetário do Brasil. Devido as altas taxas de inflação durante o ano de 1993, o governo de Itamar Franco editou uma medida provisória que determinava o Cruzeiro Real equivalente a mil Cruzeiros (moeda anterior). O Cruzeiro Real permaneceu em circulação até o dia 30 de junho de 1994.

Datas Comemorativas Hoje na História

  • Dia Mundial da Amamentação

Aniversariantes Hoje na História

Jason Momoa: 44 anos, é um ator estadunidense. Nascido no Havaí, Momoa atingiu fama internacional ao ser escalado como o personagem ‘Aquaman’, que arrecadou 1 bilhão de dólares de bilheteria no seu filme solo.

Felipe Camargo: 63 anos, é um ator brasileiro. Na televisão desde os anos 1980, Camargo se tornou um dos grandes rostos da TV Globo em obras como “Anos Dourados”, “Mandala”, “Alma Gêmea”, entre outras.

Esses eventos e aniversários marcam hoje na história, destacando inovações culturais, científicas e artísticas que deixaram um impacto duradouro no mundo.

Confira o Hoje na Histórias e outras informações no canais da Rádio Acústica FM

Redação

Recent Posts

Hoje na história: 01 de maio – Primeira aparição de Bob Esponja

Acompanhe os fatos que marcaram o dia de hoje na história

3 horas ago

Fumaça preta causada por queima irregular de lixo assusta moradores em Camaquã

O incêndio foi registrado no final da tarde desta quarta-feira (30)

9 horas ago

Açougue é interditado por falta de higiene em Sentinela do Sul

Ao todo, 1,5 tonelada de alimentos impróprios foram apreendidos durante as fiscalizações realizadas em três…

10 horas ago

Agências bancárias estarão fechadas no feriado pelo Dia do Trabalho

Na sexta-feira (02), o atendimento ao público segue normalmente

12 horas ago

Saiba quais são as regras para trabalhar no feriado de 1º de maio

Confira o que diz a Lei e como proceder em caso de irregularidades

12 horas ago

This website uses cookies.