Hoje na história – 21 de janeiro – Morte de Lenin e onda de tornados atinge os Estados Unidos. Foto: Wikimedia Commons
O Hoje na História traz os eventos significativos que ocorreram ao redor do mundo, deixando marcas duradouras. Neste dia 21 de janeiro ocorreram fatos que contribuíram de maneira única para o curso da história.
1924 – Morria Vladimir Lenin, revolucionário e chefe de estado russo. Lenin era o líder da revolução bolchevique e principal líder da União Soviética, Vladimir Ilyich Ulyanov foi vítima de uma hemorragia cerebral. Desde a sua juventude, Lenin havia se dedicado ao estudo do marxismo e à militância revolucionária. Durante seu governo, o líder revolucionário implementou reformas que incluíram a nacionalização da indústria e distribuição de terras. A União das Repúblicas Socialistas Soviéticas foi fundada em 30 de dezembro de 1922. Vladimir Lenin morreu menos de dois anos depois, aos 54 anos de idade. Após sua morte, o poder passou às mãos de Joseph Stalin.
1939 – Acontecia a descoberta da primeira jazida de petróleo no Brasil. Neste dia o ministro da Agricultura, Fernando Costa, anunciou a descoberta de uma jazida de petróleo em Lobato, um bairro de Salvador, na Bahia. De acordo com a equipe do local, quando a perfuração do poço atingiu 208 metros, gotas de óleo começaram a aparecer. Foram recolhidos 70 litros de petróleo bruto. Em 1941, um dos poços perfurados deu origem ao campo de Candeias, pioneiro na produção do petróleo no Brasil.
1976 – O começo de uma era: Concorde fazia duplo voo inaugural com passageiros em Londres e Paris. Neste dia partiram, simultaneamente os primeiros voos comerciais com passageiros do Concorde. Os inovadores Concordes voaram bem além da barreira do som, a 2.172,6 km/hora, reduzindo o tempo de viagem aérea pela metade. O Concorde não foi um grande sucesso comercial, e as pessoas se queixaram bastante da poluição sonora causada por suas explosões sônicas e motores barulhentos. A maioria das companhias aéreas não teve interesse na compra da aeronave, e apenas 16 Concordes foram construídos. Em julho de 2000, um Concorde da Air France caiu um minuto após decolar de Paris, a caminho de Nova York. Todas as 109 pessoas a bordo e quatro em terra foram mortos. O acidente foi causado pelo estouro de um pneu, que rompeu um tanque de combustível, criando um incêndio que levou à falha do motor. O acidente fatal – o primeiro na história do Concorde – marcou o declínio da aeronave. Em 24 de outubro de 2003, o Concorde realizou o seu último voo comercial regular.
2017 – Milhões de pessoas ao redor do mundo juntam-se à Marcha das Mulheres em resposta à posse de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos. Foi uma manifestação que ocorreu em Washington, D.C., para promover os direitos da mulher, reformas na imigração, direitos LGBT e abordar as desigualdades raciais, questões trabalhistas e questões ambientais. Eventos irmãos aconteceram em cidades ao redor do mundo. A marcha foi transmitida ao vivo no YouTube, Facebook e Twitter. A marcha atraiu milhares de pessoas de 2,9 a 4,2 milhões em cidades em todo os EUA, tornando-se assim o maior protesto em um único dia na história do país.
2017 – Descarrilamento de trem na Índia deixava 39 mortos e feria outras 50. O acidente ocorreu após descarrilamento de locomotiva e sete vagões de um trem que ia de Jagdalpur, na parte central do país, para Bhubaneswar, no leste. De acordo com a polícia local, não há indícios de sabotagem e uma falha técnica pode ter sido a causa do acidente.
Anúncio da morte foi feito pelo Camerlengo Farrell da Casa Santa Marta
Confira os fatos que marcaram o dia de hoje na história
Entenda como concorrer as vagas disponíveis na Agência Sine FGTAS
Nem toda planta com flores vibrantes atrai tanta vida quanto a caliandra. Essa espécie, conhecida…
Confira os fatos que marcaram o dia de hoje na história
De acordo com a Polícia Civil, a nova forma de solicitação vai facilitar o acesso…
This website uses cookies.