Categories: Geral

Ibama vistoria obras de duplicação da BR-116 e BR-392

Mais de 200 quilômetros de obras rodoviárias que estão sobre a responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) foram vistoriados por analistas do Núcleo de Licenciamento Ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) desde a última terça-feira (07/03). Trata-se da duplicação da BR-116/RS, entre Guaíba e Pelotas, e da BR-116/392, no trecho que compreende o Contorno de Pelotas. A vistoria encerrou nesta quinta-feira (09/03).

Acompanhados de representantes do DNIT, construtoras responsáveis por cada lote e pelas equipes da gestão ambiental do empreendimento (STE S.A.), os técnicos do Ibama fizeram paradas ao longo do segmento em obras. “Nosso objetivo é acompanhar se os Programas Ambientais estão sendo executados conforme aprovado na licença ambiental”, explicou a analista ambiental Karin Rovaris Möller. Para isso é verificada a ocorrência de possíveis impactos como processos erosivos, assoreamento de corpos hídricos, questão socioeconômica, manejo de fauna e flora, entre outros.

Publicidade

Para Karin um dos pontos positivos é o avanço das obras no Contorno de Pelotas. “Tem trechos que já estão prontos, principalmente com o enleivamento de canteiro central”, ressaltou. Os locais que precisam de atenção são aqueles onde os serviços estão paralisados. “É importante fazer a contenção de processos erosivos. Porém, embora a obra em alguns pontos esteja paralisada há um tempo considerável, os contratempos não são tão graves comparados ao tamanho do empreendimento”, complementou a analista ambiental Maína Roman.

Redação de Jornalismo

Recent Posts

Hoje na história – 30 de março – Nasce Van Gogh

Acompanhe os fatos que marcaram o dia de hoje na história

1 dia ago

Nota de falecimento: Sandra Maria Gutheil Lopes de Almeida morre aos 80 anos

Os atos fúnebres ocorrerão neste domingo (30), na Funerária Camaquense

1 dia ago

Judoca de Canoas busca título no Campeonato Brasileiro Regional

Joice Panizzi, de 13 anos, é bicampeã estadual, líder do ranking 2023/24 e campeã da…

1 dia ago

Nutrição: especialista Ed Calfat desmistifica mitos e alerta para escolhas conscientes

Programa Tua Saúde deste sábado (29) tratou sobre a importância da nutrição para o bem-estar…

1 dia ago

Com expectativa de 40 mil pessoas, Carnaval fora de época de Guaíba acontece no sábado (29)

Acompanhe a transmissão completa pelas redes sociais da Rádio Acústica FM

2 dias ago

Pavilhão da Agricultura Familiar da 23ª Expoagro Afubra supera R$ 2 milhões em vendas

Em 2025, o espaço contou com 216 empreendimentos, com expositores de 89 municípios do RS

2 dias ago

This website uses cookies.