Categories: CidadesGeral

Identificadas larvas de mosquito da dengue em Camaquã

A Secretaria Municipal da Saúde de Camaquã comunica que em virtude da identificação de larvas do mosquito da Dengue no cemitério da Vila Nova, estará realizando a partir desta quarta-feira a delimitação do foco com a coleta de todas as larvas encontradas para análise, bem como o tratamento com a colocação de larvicida para matar as larvas. Para tanto, o Departamento de Vigilância Sanitária solicita a colaboração de todos os moradores dos imóveis compreendidos num raio de 300 metros ao redor do cemitério, no sentido de fazerem a sua parte eliminando todo e qualquer local com água parada e de receberem bem os agentes de campo.

Notificamos ainda os proprietários de terrenos baldios ou de imóveis fechados para que providenciem com urgência a limpeza dos mesmos, ficando, caso não o façam, sujeitos as penalidades previstas em lei.

Publicidade

Em casos de dúvidas contate o Departamento de Vigilância Sanitária pelo telefone (51) 3671 8665 ou pelo e-mail pmcvigilancia@camaqua.rs.gov.br.

Nota técnica da secretaria municipal de saúde:
O Programa Municipal de Prevenção e Combate a Dengue vinculado a Secretaria Municipal da Saúde de Camaquã, com uma equipe composta por 14 agentes de campo, de 02/01/2012 até a presente data já realizou 3.324 vistorias em ARMADILHAS, 3.370 vistorias em Pontos Estratégicos, 7.106 vistorias de orientação em residências e comércios, além de 1.058 vistorias para delimitar e tratar o foco que foi encontrado em uma armadilha no bairro Siá Juliana. Neste último caso, o foco foi controlado e não foram mais encontradas larvas do Aedes Aegypti na região, que permanece em monitoramento.

Esta semana, foi recebido do Laboratório Central do Estado a confirmação de um novo foco encontrado no cemitério da Vila Nova. A partir desta quarta-feira nossa equipe estará realizando a delimitação do foco com a coleta de todas as larvas encontradas para análise, bem como, o tratamento com a colocação de larvicida para matar as larvas. Para tanto, o Departamento de Vigilância Sanitária solicita a colaboração de todos os moradores dos imóveis compreendidos num raio de 300 metros ao redor do foco.

As medidas adotadas estão previstas na Norma Técnica de Controle da Dengue do Ministério da Saúde, que também define que o status do município só passará a ser de município infestado se larvas do mosquito forem encontradas nos domicílios do entorno da armadilha. Sendo assim, esta nota não tem quer gerar pânico, e sim alertar a população para fazerem a sua parte eliminando todo e qualquer local com água parada.

Notificamos ainda os proprietários de terrenos baldios ou de imóveis fechados para que providenciem com urgência a limpeza dos mesmos, ficando, caso não o façam, sujeitos as penalidades previstas em lei.

Em casos de dúvidas contate o Departamento de Vigilância Sanitária pelo telefone (51) 3671 8665 ou pelo e-mail pmcvigilancia@camaqua.rs.gov.br.

Redação de Jornalismo

Recent Posts

Como desencrustar panelas coloridas em 5 passos com bicarbonato

Panelas coloridas trazem vida à cozinha, mas exigem cuidado redobrado na limpeza. Quando queimam ou…

9 minutos ago

Casal é preso com mais de 3 kg de drogas em Camaquã

Um carro também foi apreendido durante a ação da Brigada Militar

3 horas ago

INSS garante salário-maternidade em casos de adoção

Saiba como a Previdência Social beneficia quem faz adoção de crianças até 12 anos

4 horas ago

Não caia em golpes! Canal oficial para reembolso de desconto indevido é o Meu INSS

Solicitação estará disponível a partir da próxima quarta-feira (14)

5 horas ago

Vélez Camaquã disputa rodada dupla no Dia das Mães

Primeiro jogo ocorre às 14h no Ginásio Municipal Wadislau Niemxeski

5 horas ago

Veterinária Raça celebra 20 anos de história em Camaquã

Loja fica localizada na Rua Manoel da Silva Pacheco, no centro de Camaquã

6 horas ago

This website uses cookies.