Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Para quem ainda está separando a documentação para informar renda, despesas médicas, escolares ou outros tipos de deduções, é preciso estar atento ao preenchimento da declaração e evitar cair na malha fina, que é uma análise mais profunda realizada pela Receita Federal quando há alguma diferença entre as informações apresentadas pelo contribuinte e aquelas fornecidas por outras entidades, como empresas, instituições financeiras e planos de saúde.
– Siga a Acústica no Google notícias tocando aqui
O contribuinte que omitir receitas ou bens de forma intencional, informar gastos com saúde ou educação de outra pessoa e incluir dependentes inexistentes pode sofrer um processo-crime por evasão fiscal, com pena de até a cinco anos de prisão.
O professor contabilidade financeira e tributária Murillo Torelli Pinto lembra que se o contribuinte notar que preencheu algo errado sem querer, ele tem a opção de retificar por conta própria as informações.
– Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!
Quando comprovada a intenção de fraudar informações, essa multa dobra e pode ter início uma denúncia contra a ordem tributária, como explica o especialista Murillo Torelli Pinto.
Para aqueles que já declararam o Imposto de Renda 2022 e querem conferir o status do envio, basta acessar o portal e-Cac, Centro Virtual de Atendimento, no site da Receita Federal.
Aproximadamente 307 mil eleitores precisam regularizar a situação
Prazo para regularização de título encerra na próxima segunda-feira (19)
Agência ressaltou que substância necessita de prescrição médica
Agricultor de 65 anos morreu enquanto trabalhava
Calendário de pagamento segue mês de nascimento
Governo abriu plataforma para receber pedidos de devolução
This website uses cookies.