Categories: Saúde

Inca lista agentes cancerígenos relacionados ao trabalho

Os principais tipos de câncer relacionados ao trabalho são os de pulmão, pele, bexiga e os linfomas. A lista faz parte de uma publicação do Instituto Nacional de Câncer (Inca), elaborada para ajudar os profissionais de saúde a identificar os agentes químicos, físicos e biológicos presentes no ambiente ocupacional, que contribuem para o desenvolvimento da doença.

> Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!

Publicidade

O documento identifica 38 partes do corpo que podem desenvolver câncer. O número é o dobro do catalogado em um livro que trata desse assunto, organizado também pelo Inca, em 2012.

As áreas mapeadas, incluem, entre outros, o câncer de pulmão relacionado à exposição ao amianto; cânceres de ovário, laringe, faringe, de glândulas salivares e de fígado.

> Toque aqui e confira nossas reportagens e os programas da Acústica em nosso canal no YouTube

Segundo a epidemiologista do Inca, Ubirani Otero, a prevenção aos tumores relacionados ao ambiente de trabalho começa pela divulgação máxima de informações sobre o assunto. Entre as dificuldades de associar a causa à doença, Ubirani destaca o fato de que, em muito casos, os sintomas só se manifestam anos após a exposição prolongada aos agentes que oferecem risco à saúde.

De uma forma geral, os cânceres atribuídos a fatores ocupacionais variam de 5 a 8% do total de casos. Mas, existem determinados tipos, como o de pulmão, em que essa taxa é bem maior, girando em torno dos 20%. Outro dado importante é que quase um quarto desses casos poderiam ser evitados se não houvesse a exposição a determinados agentes presentes nos ambientes de trabalho.

Entre essas substâncias, está o benzeno, solvente utilizado na gasolina e que afeta, em especial, os trabalhadores de postos de combustíveis. No ano passado, o Inca alertou para os perigos relacionados ao composto orgânico e a necessidade da adoção de medidas para reduzir a exposição, e os consequentes efeitos no organismo.

Além dos agentes químicos, os hábitos de consumo e comportamento, assim como o ambiente social, também estão listados na publicação como fatores de risco, o que inclui a alimentação, o uso de medicamentos, tabagismo, consumo de álcool, sedentarismo e obesidade.

Dados da Organização Internacional do Trabalho apontam que a cada ano, no mundo, são contabilizadas mais de 600 mil mortes decorrentes de câncer associados ao trabalho. O número representa o dobro dos óbitos relacionados aos acidentes laborais.

Redação de Jornalismo

Recent Posts

Hoje na história: 15 de maio – Inauguração da Ponte da Crimeia

Acompanhe os fatos que marcaram o dia de hoje na história

8 horas ago

Tradicionalismo Gaúcho: Governo do estado anuncia apoio e Enart recebe incentivo fiscal

Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart) foi vencedor do edital da lei de incentivo…

15 horas ago

Prefeitura de Camaquã realiza audiência pública para revisão do Plano Diretor

Encontro ocorrerá na próxima terça-feira (20), no Sindilojas Costa Doce

15 horas ago

Banda SEMEA lança videoclipe da música “Abre a Janela”

Fundada em Camaquã, a banda mergulhou no reggae, trazendo influências que transitam entre o Rock,…

16 horas ago

Rádio Acústica FM realiza programação especial na ExpoCamaquã 2025

Com entrada gratuita, o evento ocorre até o domingo (18), no Parque Dorval Ribeiro

16 horas ago

Como fazer pipoca com sabor e cheiro de cinema: truques que funcionam

Nada se compara ao aroma irresistível de uma pipoca de cinema estourando na manteigueira, espalhando…

17 horas ago

This website uses cookies.