Categories: SaúdeVariedades

Inca prevê 704 mil novos casos de câncer no país até 2025

O Brasil deve registrar 704 mil novos casos de câncer por ano de 2023 a 2025, com destaque para as regiões Sul e Sudeste, que concentram cerca de 70% da incidência. A estimativa foi divulgada hoje (23) pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca).

A publicação Estimativa 2023 – Incidência de Câncer no Brasil mostra que o tumor maligno mais incidente é o de pele não melanoma, com 31,3% do total de casos, seguido pelos de mama feminina (10,5%), próstata (10,2%), cólon e reto (6,5%), pulmão (4,6%) e estômago (3,1%).

Publicidade

Segundo a pesquisadora do Inca Marceli Santos, os casos no Brasil estão ficando semelhantes, de uma forma geral, com os tipos de câncer que acometem os países mais urbanizados: mama, cólon e reto e pulmão.

Nas mulheres, o câncer de mama é o mais incidente (66,54%), depois do de pele não melanoma, com 74 mil novos casos previstos por ano até 2025. Nas regiões mais desenvolvidas do país, em seguida vem o câncer colorretal, mas, nas de menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), o tumor do colo do útero ocupa esta posição.

Nos homens, o câncer de próstata é predominante em todas as regiões, com incidência de 67,86%, totalizando 72 mil casos novos estimados a cada ano até 2025, atrás do câncer de pele não melanoma. Nas regiões de maior IDH, os tumores malignos de cólon e reto ocupam a segunda e terceira posição, e, nas menos desenvolvidas, o câncer de estômago é o segundo ou terceiro mais frequente.

Ao todo, foram estimadas as ocorrências para 21 tipo de câncer mais incidentes no país, dois a mais que na publicação anterior, com a inclusão dos tumores de pâncreas e fígado.

De acordo com a pesquisadora da Coordenação de Prevenção e Vigilância do Inca Marianna Cancela, a equipe decidiu incluir esses cânceres por serem um problema de saúde pública em regiões brasileiras e também com base em estimativas mundiais.

“O câncer de fígado aparece entre os dez mais incidentes na Região Norte, estando relacionado a infecções hepáticas e doenças hepáticas crônicas. O câncer de pâncreas aparece entre os dez mais incidentes na Região Sul, sendo seus principais fatores de risco a obesidade e o tabagismo”, disse Marianna.

Redação de Jornalismo

Recent Posts

Entre o real e o emocional: o impacto dos bebês reborn na saúde mental

O programa Tua Saúde, deste sábado (31), debateu sobre o tema que se tronou fenômeno…

3 horas ago

Enem 2025: prazo para solicitar acessibilidade termina na próxima sexta-feira (06)

Participantes que desejam ter atendimento especializado devem solicitar pela Página do Participante. Regra também vale…

4 horas ago

Assembleia Legislativa promove Fórum Democrático em Rio Grande

No evento será elaborada a Carta Regional Sul de Desenvolvimento Sustentável

6 horas ago

Perdeu o prazo da declaração do imposto de renda? Saiba o que fazer

A dica é buscar se acertar com o Leão o quanto antes. Valor mínimo da…

8 horas ago

Provas do Enade serão aplicadas em outubro e novembro; veja edital

Exame é obrigatório e avalia cursos de graduação

24 horas ago

Por que o gato morde de repente mesmo estando calmo

Você está fazendo carinho no seu gato, tudo parece em harmonia, até que — do…

1 dia ago

This website uses cookies.