Categories: BrasilEducaçãoGeral

Inscrições no ProUni chegam a mais de 540 mil até o meio-dia

O número de inscritos no Programa Universidade para Todos (ProUni) do Ministério da Educação (MEC) chegou a 541.379 até as 12h de hoje (18). Segundo dados divulgados no site do MEC, foram registradas 1.046.461 inscrições, já que cada candidato pode fazer até duas opções de curso. O prazo de inscrições, que começou na madrugada de quinta-feira (17), vai até as 23h59 (horário de Brasília) de segunda-feira (21).

Criado pelo governo federal em 2004, o ProUni concede bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica em instituições privadas de educação superior. Neste primeiro semestre, estão sendo oferecidas 162.329 bolsas, distribuídas em 12.159 cursos de 1.078 instituições de todo o país. As bolsas integrais somam 108.686 e as parciais, 53.643. O estado de São Paulo é o que oferece mais bolsas, 56 mil, seguido por Minas Gerais (17 mil bolsas) e o Paraná (12 mil).

Publicidade

A bolsa integral é concedida a estudantes com renda bruta familiar por pessoa até um salário mínimo e meio (R$ 1.017) e as parciais àqueles com renda familiar até três salários mínimos por pessoa (R$ 2.034).

O estudante que conseguir apenas a bolsa parcial (50% da mensalidade) pode custear a outra metade por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) sem a necessidade de apresentar fiador. Para isso, é preciso que a instituição onde o aluno pretende se matricular tenha firmado termo de adesão ao Fies e ao Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo (Fgeduc).

Os candidatos podem se inscrever no ProUni exclusivamente pela internet. Para participar é preciso ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou na rede particular na condição de bolsista. Também é pré-requisito ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012, alcançado pelo menos 450 pontos e não ter zerado a nota da redação. No ano passado, a exigência mínima era 400 pontos.

A primeira divulgação dos resultados será no dia 24 deste mês e a segunda, no dia 8 de fevereiro. Quem não for pré-selecionado em nenhuma das etapas poderá entrar na lista de espera nos dias 24 e 25 de fevereiro.

Desde a sua criação, o ProUni atendeu 1.096.359 estudantes, dos quais 739.094 com bolsa integral.

Redação de Jornalismo

Recent Posts

Polícia Civil prende criminoso que baleou duas mulheres em Cerro Grande do Sul

Suspeito que tinha ficha criminal estava em prisão domiciliar quando cometeu o crime.

45 minutos ago

Estado finaliza quarta visita às áreas rurais no raio de três quilômetros do foco de gripe aviária

As 19 propriedades com aves foram vistoriadas na segunda-feira (26)

3 horas ago

Obras na BR-116 em Camaquã avançam com novos desvios

Construção de viaduto causa transtornos para motoristas e pedestres

3 horas ago

IBGE avalia o bolso do brasileiro em Camaquã: entenda a importância da POF 2024-2025

Pesquisa é fundamental para entender a realidade do consumo na região e para criar políticas…

3 horas ago

This website uses cookies.