Categories: Educação

Inscrições para vestibular da UFRGS 2018 iniciam em 18 de outubro

As inscrições para o vestibular 2018 da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) serão realizadas de 18 de outubro a 6 de novembro. O edital foi divulgado nesta quarta-feira (4) e está disponível na página da Comissão Permanente de Seleção (Coperse).

As provas serão aplicadas entre os dias 7 e 10 de janeiro, em Porto Alegre, Bento Gonçalves, na serra gaúcha, e em Imbé e Tramandaí, no Litoral Norte do estado. As inscrições custam R$ 125 e são realizadas exclusivamente pela internet.

Publicidade

O vestibular da UFRGS é o mais concorrido do estado e um dos mais cobiçados do país. São oferecidas 4.017 vagas em 89 cursos de graduação. O número corresponde a 70% do provimento total do ano, e as demais 30% são destinadas ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

No ato da inscrição, o candidato deverá informar sua opção pelo uso ou não do resultado obtido nas provas do Enem 2017.

Do total de vagas do vestibular, 50% são destinados ao Acesso Universal e os outros 50% são reservados ao Programa de Ações Afirmativas, voltado aos egressos do sistema público de ensino médio.

Neste ano, a UFRGS aprovou alterações no Programa, criando vagas reservadas às pessoas com deficiência. Também foi criada a Comissão Permanente de Verificação da Autodeclaração Étnico-Racial, que fará a verificação fenotípica dos candidatos autodeclarados pretos ou pardos e a verificação documental dos candidatos autodeclarados indígenas.

No momento da inscrição, o candidato que deseja concorrer às vagas reservadas deve fazer uma das opções abaixo:

a) modalidade L1 – candidato egresso do Sistema Público de Ensino Médio com renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo nacional per capita;

b) modalidade L2 – candidato egresso Sistema Público de Ensino Médio com renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo nacional per capita autodeclarado preto, pardo ou indígena;

 

c) modalidade L3 – candidato egresso do Sistema Público de Ensino Médio independentemente da renda familiar;

d) modalidade L4 – candidato egresso do Sistema Público de Ensino Médio independentemente da renda familiar, autodeclarado preto, pardo ou indígena.

e) modalidade L9 – candidato egresso do Sistema Público de Ensino Médio com renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo nacional per capita e Pessoa com Deficiência;

f) modalidade L10 – candidato egresso Sistema Público de Ensino Médio com renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo nacional per capita autodeclarado preto, pardo ou indígena e Pessoa com Deficiência;

g) modalidade L13 – candidato egresso do Sistema Público de Ensino Médio independentemente da renda familiar e Pessoa com Deficiência;

h) modalidade L14 – candidato egresso do Sistema Público de Ensino Médio independentemente da renda familiar, autodeclarado preto, pardo ou indígena e Pessoa com Deficiência.

Todos os candidatos concorrem às vagas do Acesso Universal (Ampla Concorrência), inclusive os inscritos nas vagas reservadas. A cada uma das modalidades das Ações Afirmativas são destinadas 6,25% do total de vagas.

Pessoas com deficiência física, auditiva, visual, intelectual, transtorno do espectro autista ou com deficiência múltipla, de acordo com a legislação vigente, poderão concorrer às vagas constantes nas modalidades L9, L10, L13 e L14.

Computadores são disponíveis para inscrição

Para quem não tem acesso a internet, a UFRGS disponibiliza computadores para a realização das inscrições. Os equipamentos ficam na sede da Comissão Permanente de Seleção (Coperse), situada na Rua Ramiro Barcelos, 2574 – Portão K – Bairro Santa Cecília, na capital. Os horários são de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, exceto aos feriados.

Leituras obrigatórias

A UFRGS já divulgou a lista de leituras obrigatórias. No total, são 12 títulos.

A UFRGS renova anualmente a listagem com a inserção de quatro títulos e a exclusão de outros quatro. As novidades são “A Máquina de Fazer Espanhóis”, do português Valter Hugo Mãe; “Quarto de despejo”, de Carolina Maria de Jesus; “Diário da Queda”, do porto-alegrense Michel Laub; e o álbum “Elis & Tom”, de 1974.

 

A inclusão do disco substituiu “Tropicália ou Panis et Circensis”, de Caetano Veloso, Gilberto Gil e Mutantes, que foi incluído na listagem da UFRGS há três anos. Os outros títulos retirados são “A Noite das Mulheres Cantoras”, de Lídia Jorge; “O amor de Pedro por João”, de Tabajara Ruas; e “Dançar Tango em Porto Alegre”, de Sergio Faraco.

Permanecem na relação “O Continente”, de Erico Veríssimo; “Gota d’Água”, de Chico Buarque e Paulo Pontes; “Morangos Mofados”, de Caio Fernando Abreu”; “A Hora da Estrela”, de Clarice Lispector; uma coletânea com 17 textos de Fernando Pessoa”; “O Cortiço”, de Aluisio de Azevedo; “Dom Casmurro”, de Machado de Assis” e “Sermão pelo Bom Sucesso das Armas de Portugal Contra as de Holanda”, “Sermão da Sexagésima” e “Sermão de Santo António aos Peixes”, do Pe. Antônio Vieira.

Redação de Jornalismo

Recent Posts

Guaíba promove lançamento da 4ª Olifeira e recebe Assembleia Geral da GRANPAL

Eventos ocorreram na manhã desta quinta-feira (15), na Fazenda do Bosque

16 minutos ago

Camaquã promove audiência pública sobre novo Plano Diretor

Esta será a oportunidade da comunidade discutir as mudanças

47 minutos ago

Polícia prende 20 pessoas em operação contra tráfico de drogas na Fronteira Oeste

Foram cumpridas 78 ordens judiciais na manhã desta quinta-feira. Armas, dinheiro, celulares e drogas foram…

48 minutos ago

Fábia Richter discursa no Congresso Federal em solenidade pelo Mês da Enfermagem

Enfermeira destacou a necessidade de maior representatividade política e cobrou o cumprimento do piso nacional

2 horas ago

Em rodada de negócios, sete franquias buscarão investidores durante a FBV

Interessados em se tornar franqueados devem se inscrever até 20/05 no Portal de Negócios do…

3 horas ago

Grêmio intensifica busca por goleiro em meio a incertezas

Deslizes de Volpi e possível saída de Grando acendem alerta no clube

3 horas ago

This website uses cookies.