INSS passa a exigir biometria para liberação de consignados a partir desta sexta-feira (23). Foto: Reprodução/Joédson Alves/Agência Brasil
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começará a exigir a partir desta sexta-feira (23), a identificação biométrica de aposentados e pensionistas que precisam autorizar que parcelas dos empréstimos do tipo consignado sejam descontadas de seus benefícios. Com isto, para qualquer nova operação de crédito consignado, incluindo contratação, refinanciamento ou portabilidade através do aplicativo meu INSS, será necessário a verificação do usuário através de reconhecimento facial, com a câmera do celular, ou a verificação de impressão digital.
De acordo com o presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, a nova regra compõe um conjunto de ações para reforçar a segurança e evitar fraudes. Os protocolos também tem o objetivo de mapear possíveis vulnerabilidades operacionais.
A ativação da identificação biométrica poderá ser feita utilizando a impressão digital ou a foto, recursos disponíveis no aplicativo. Para finalizar a habilitação ou conferir a biometria, o beneficiário deve seguir os seguintes passos:
Após a ativação da biometria no aplicativo Meu INSS, o beneficiário que deseja desbloquear a opção de empréstimo consignado INSS deve seguir estas instruções:
Campanha conjunta do projeto Libertar e da Secretaria Especial da Mulher, Trabalho e Ação Social,…
Medida deve elevar custos para consumidores, enquanto fundos de investimento ficam de fora do reajuste
Ministro também anunciou que exame dará certificação do ensino médio
Treinamento on-line será realizado nesta segunda-feira (26)
Proposta estabelece diretrizes para a promoção da IA em diferentes áreas como educação, saúde e…
This website uses cookies.