Células de chuva forte e temporal, inclusive com granizo, passaram pelo Rio Grande do Sul entre o fim da tarde de quarta-feira e a madrugada de quinta. A região Norte foi atingida primeiro por granizo intenso, que deixou a paisagem branca em Não-Me-Toque. Granizo que avançou até a Região Metropolitana e foi registrado em quantidade menor, mas ainda forte, em Alvorada e Canoas. A zona Norte de Porto Alegre teve chuva intensa, enquanto outros pontos da cidade tiveram apenas precipitação leve.
Uma frente semi-estacionária associada a centro de baixa pressão atua sobre o Rio Grande do Sul nesta quinta-feira, ainda trazendo instabilidade. Muitas nuvens cobrem o Estado ao longo do dia e chove desde cedo em diversas localidades. Há alerta para chuva localmente forte nesta quinta, especialmente em cidades do Norte do Estado.
A MetSul adverte também para a possibilidade de temporais isolados de vento e, principalmente, granizo. Apesar da instabilidade podem ocorrer períodos com melhoria e aberturas de sol em diferentes de sol. O dia será úmido, porém não frio. Nevoeiro e neblina, sobretudo no Oeste e Sul.
Em Camaquã, as temperaturas variam entre 14º e 18ºC. As mínimas rondam os 8°C em Santana do Livramento e os 9°C em Bagé. As máximas, por sua vez, podem chegar a 20°C em Uruguaiana. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 13°C e 20°C.
Mais de vinte cidades do Paraná foram atingidas por temporais de vento e, sobretudo, granizo na tarde e noite da terça-feira por conta de então frente fria que se tornou semi-estacionária sobre o Sul do Brasil. As pedras de granizo chegaram a romper a janela da cabine de comando de uma aeronave da Latam em voo para Porto Alegre que alternou, por segurança, para São Paulo.
Este sistema voltou a se intensificar no fim da tarde e à noite sobre Santa Catarina e o Norte do Rio Grande do Sul e avançou para Sul. Várias cidades do Norte gaúcho tiveram granizo com destelhamentos e danos em lavouras. Em Não-Me-Toque supercélula trouxe imensa quantidade de gelo e o granizo acumulou nas ruas em cenário que mais parecia o de uma nevasca.
Ar mais quente ingressando no Sul do país a partir de corrente de jato de baixos níveis traz a alimentação de energia para a formação dos temporais que prosseguem. A MetSul alerta que os volumes de chuva podem ser bastante altos em parte do Estado, particularmente na Metade Norte, para onde o modelo numérico WRF indicava de 100 mm a 150 mm.
Você já notou que, mesmo seguindo tudo direitinho, sempre sobra aquele punhado de milho de…
Com entrada gratuita, o evento ocorre no Parque Dorval Ribeiro
Carro capotou na tarde desta sexta-feira (16). Vítimas tinham 9, 16 e 42 anos.
Entenda como concorrer as vagas disponíveis na Agência Sine FGTAS
Brasil confirma primeiro caso da infecção no Rio Grande do Sul
Saiba quais as atrações gratuitas do final de semana no evento
This website uses cookies.