Instituição de Longa Permanência de Idosos é interditada após denúncias de maus-tratos em Sertão Santana. Foto: Divulgação
Na manhã desta quarta-feira (16), policiais civis da Delegacia de Polícia da Barra do Ribeiro, com apoio de diversas unidades, cumpriram um mandado de busca e apreensão em uma Instituição de Longa Permanência de Idosos (ILPI) localizada no município de Sertão Santana. A ação foi coordenada pelo delegado Vladimir Urach e teve como objetivo investigar denúncias de maus-tratos e irregularidades na gestão privada e na fiscalização municipal do local, no qual residem 57 idosos.
Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!
Durante as diligências, as equipes da polícia conseguiram coletar relatos dos próprios residentes, identificar suspeitos e apreender medicamentos e insumos hospitalares vencidos e de uso restrito, como anestésicos e remédios sem prescrição. Os agentes também constataram outras infrações graves que comprometiam a saúde e o bem-estar dos idosos.
A equipe da Secretaria de Saúde do Estado (SES), responsável pela fiscalização sanitária, interditou cautelarmente o local por 90 dias. A medida foi tomada devido ao descumprimento de mais de dez dispositivos legais, incluindo a falta de evidências sobre a oferta mínima de refeições diárias, ausência de um responsável técnico e quartos com excesso de ocupação.
Além disso, as secretarias municipais de Saúde e Assistência Social foram acionadas para garantir o cuidado necessário aos idosos que residiam na instituição. Ao término das investigações, o inquérito será encaminhado ao Poder Judiciário para as devidas providências.
O incêndio foi registrado no final da tarde desta quarta-feira (30)
Ao todo, 1,5 tonelada de alimentos impróprios foram apreendidos durante as fiscalizações realizadas em três…
A medida não afeta o atendimento médico à população
Na sexta-feira (02), o atendimento ao público segue normalmente
Confira o que diz a Lei e como proceder em caso de irregularidades
Proprietários de veículos no Rio Grande do Sul têm até quarta-feira (30) para quitar o…
This website uses cookies.