Divulgação
O Intel Meteor Lake-S será a geração que sucederá ao Intel Raptor Lake-S, e seu lançamento está previsto para o final de 2023. Esta nova família de processadores da gigante de chips dará vida ao Core Gen14, e de acordo com o As informações que foram da própria Intel usarão um design do tipo “chiplet de ladrilhos”, ou seja, combinará diferentes blocos de chiplet que integrarão os elementos do SoC, da CPU e da GPU.
Internamente, a CPU manterá uma divisão de núcleos de alto desempenho e núcleos de alta eficiência , o que significa que a Intel não vai mudar sua estratégia nesse sentido. O design que estreou com Alder Lake-S ainda tem um longo caminho a percorrer, embora desta vez pareça que a empresa Santa Clara esteja preparando uma mudança importante, e é que o Intel Meteor Lake-S não usará um 8 de alta velocidade -core configuration.performance em seus modelos mais poderosos, mas será limitado a um total de 6 núcleos de alto desempenho.
É algo muito curioso, tanto que é um pouco difícil para mim assimilar, especialmente porque não faz sentido pensar em uma regressão de uma configuração de 8 núcleos de alto desempenho como o Raptor Lake-S. No entanto, se levarmos em conta que o Intel Meteor Lake-S introduzirá uma nova arquitetura nos núcleos de alta eficiência , e também nos núcleos de alto desempenho, as coisas mudam, pois ambos podem ocupar mais espaço no nível do silício e isso explicaria essa mudança.
Em teoria, esta nova geração de processadores de alto desempenho verá uma revisão completa da arquitetura híbrida da gigante de chips , com um aumento de IPC nos núcleos P (alto desempenho) e E (alta eficiência).
Os núcleos P usarão a arquitetura Redwood Cove e os núcleos E serão baseados na arquitetura Crestmont. Em teoria, o chip mais potente desta nova geração terá 6 núcleos P e 16 núcleos E, o que soma um total de 22 núcleos e 28 threads . A partir dessa configuração, a Intel reduzirá o número de núcleos E e manterá o número de núcleos P, de modo que a configuração imediatamente inferior terá 6 núcleos P e 8 núcleos E, ou seja, 14 núcleos e 20 threads.
Todos os Intel Meteor Lake-S contarão com uma GPU Intel Xe integrada com 4 blocos de núcleo gráfico, exceto os modelos da série “F”, que, como muitos de nossos leitores saberão, vêm com a GPU desabilitada. Os modelos “K” terão o multiplicador desbloqueado e permitirão overclock, e seu TDP será de 125 watts. Como de costume, também veremos versões com multiplicador bloqueado e uma variante “T” de baixo consumo, cujo TDP básico será de 35 watts.
Os processadores Intel Meteor Lake-S serão fabricados no nó Intel 4 , sucessor do nó Intel 7 , que é equivalente ao processo de 7nm , mas supera o nó de 7nm da TSMC em densidade de transistores. Diz-se que a Intel poderia fabricar uma parte desses novos processadores também no nó de 5nm da TSMC.
Depois disso, chegarão ao mercado os chips Arrow Lake-S , que manterão o design “chiplet tile”, e darão o salto para o nó Intel 20A , embora mais uma vez seja dito que a gigante dos chips fabricará uma parte do nas instalações da TSMC, e que estes utilizarão o nó de 3nm da empresa taiwanesa. As informações são escassas, mas segundo a fonte esta geração chegará em 2024 e será configurada com 8 núcleos P e 16 núcleos E, o que nos deixa com um total de 24 núcleos e 32 threads. Tanto o Meteor Lake-S quanto o Arrow Lake-S usarão um novo soquete, o L GA1851.
Panelas coloridas trazem vida à cozinha, mas exigem cuidado redobrado na limpeza. Quando queimam ou…
Um carro também foi apreendido durante a ação da Brigada Militar
Saiba como a Previdência Social beneficia quem faz adoção de crianças até 12 anos
Solicitação estará disponível a partir da próxima quarta-feira (14)
Primeiro jogo ocorre às 14h no Ginásio Municipal Wadislau Niemxeski
Loja fica localizada na Rua Manoel da Silva Pacheco, no centro de Camaquã
This website uses cookies.