Economia

Intenção de Consumo das Famílias recua 5,2% em agosto

A pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias para o RS, realizada nos últimos 10 dias de julho em Porto Alegre pela CNC e divulgada pela Fecomércio-RS, registrou em agosto a quinta queda consecutiva do indicador na margem, com recuo de 5,2% na passagem do mês. Em relação a agosto de 2022, a queda foi de 6,6%. “A trajetória recente do ICF-RS mostra intensificação da cautela das famílias em consumir e prescreve atenção nas estratégias de venda dos lojistas. Com confiança baixa e situação apertada no orçamento das famílias, o esforço maior para vender não pode implicar oferta de condições de pagamento que aumentem o risco de desequilíbrio no fluxo de caixa dos negócios.” comentou o presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn.

Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui! 

Publicidade

A queda do ICF-RS em agosto resultou da variação negativa em todos seus componentes. Os indicadores de Situação Atual do Emprego e Avaliação da Renda Atual continuaram em queda nesta edição, com recuo de mesma magnitude (-3,3%) na margem, registrando, respectivamente, 90,0 pontos e 84,4 pontos. Por mais que os dados do mercado de trabalho gaúcho mostrem resiliência, a percepção quanto à disponibilidade de renda parece ser um limitador importante da confiança para consumir dos gaúchos.

A situação dos orçamentos familiares pressionados entre dívidas e dificuldade de mantê-las em dia tem limitado o espaço para o consumo corrente e a própria perspectiva de consumo. Os indicadores de consumo do ICF-RS seguem mostrando continuidade das quedas na margem tanto no Nível de Consumo Atual (70,3 pontos), quanto na Perspectiva de Consumo (73,0 pontos), com reduções de 8,3% e de 5,7% ante julho de 2023, respectivamente. Em relação a agosto de 2022, enquanto o primeiro teve queda de 6,9%, o segundo se manteve em patamar superior (+6,7%).

A percepção sobre a facilidade de conseguir empréstimos/crédito para comprar a prazo também teve queda na passagem do mês (-2,0%), porém se mantém acima de agosto de 2022 (+16,0%), aos 103,9 pontos. Perspectiva Profissional, que avalia se as famílias esperam alguma melhora profissional nos próximos seis meses, recuou 12,3% na margem e caiu para 37,7 pontos – logo abaixo do patamar de Momento para Duráveis (38,0 pontos; -7,9% ante julho de 2023).

Daniel Nunes

Recent Posts

Hoje na história: 01 de maio – Primeira aparição de Bob Esponja

Acompanhe os fatos que marcaram o dia de hoje na história

8 horas ago

Fumaça preta causada por queima irregular de lixo assusta moradores em Camaquã

O incêndio foi registrado no final da tarde desta quarta-feira (30)

13 horas ago

Açougue é interditado por falta de higiene em Sentinela do Sul

Ao todo, 1,5 tonelada de alimentos impróprios foram apreendidos durante as fiscalizações realizadas em três…

14 horas ago

Agências bancárias estarão fechadas no feriado pelo Dia do Trabalho

Na sexta-feira (02), o atendimento ao público segue normalmente

16 horas ago

Saiba quais são as regras para trabalhar no feriado de 1º de maio

Confira o que diz a Lei e como proceder em caso de irregularidades

17 horas ago

This website uses cookies.