Irga desenvolve soja para plantio na várzea

O Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) aproveitará a 23ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz, que ocorre a partir desta quinta-feira (21), em Restinga Seca, na região central do Estado, para apresentar a sua primeira cultivar de soja destinada para várzeas. A cultivar TEC Irga 6070RR foi desenvolvida por meio de um convênio com a CCGL Tecnologia e é a primeira adaptada ao sistema de cultivo em terras baixas com maior tolerância ao excesso hídrico. A variedade é indicada para a rotação com a cultura de arroz irrigado. 

Segundo o secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi, este novo produto fortalece a política que vem sendo implementada pelo Governo do Estado, de estimular a rotação de culturas para diversificar a renda do produtor. “Estamos propondo aos produtores que plantam arroz, o planejamento da safra, para que a produção esteja adequada às necessidades do mercado e para que, desta forma, possamos evitar superproduções, que acabam derrubando os preços”, justificou Mainardi. 

Publicidade

O material será apresentado na Vitrine Tecnológica que abordará pela primeira vez este ano experimentos com soja. De acordo com o presidente do Irga, Claudio Pereira, este ano foram cultivados 250 mil hectares de soja em rotação com o arroz e o desenvolvimento desta nova cultivar vai ampliar as fontes de renda ao produtor. “Além dos benefícios econômicos gerados pela existência outro produto para a comercialização, também temos aqueles ocasionados pela redução de custos e pela melhoria da qualidade do arroz”, afirma Pereira. 

Segundo o gerente da Estação Experimental de Pesquisa do Irga, Sérgio Lopes, o produto é resultado de 10 anos de pesquisa e será uma importante ferramenta para melhorar a rentabilidade do produtor principalmente na metade sul do Estado. “A soja, sendo uma planta da família das leguminosas, é fixadora de nitrogênio no solo. O seu cultivo em rotação com o arroz melhora a fertilidade e a estrutura física do solo e proporciona a maior eficiência no controle de plantas daninhas, na redução do arroz vermelho, maior produtividade, redução de custos e impactos ambientais”, complementa. 

Milho 
O Irga também estará com unidades demonstrativas de milho em áreas de arroz, cultivada no sistema de microcamalhão que tem por objetivo melhorar a drenagem do solo e possibilitar a irrigação em casos de estiagem. “O milho também é uma importante cultura para o nosso Estado e pode ser uma excelente alternativa para o controle do arroz vermelho e também para a renda do produtor”, lembra Pereira. 

Redação de Jornalismo

Recent Posts

Mulher morre após capotamento na BR-116 em São Lourenço do Sul

Veículo estava a serviço da Secretaria de Saúde do município de Arroio Grande

10 horas ago

Passos após a eleição de um novo Papa: entenda a cerimônia

Ritual católico segue um roteiro tradicional e solene

10 horas ago

Cardeal americano Robert Francis Prevost é eleito Papa e adota o nome de Leão XIV

Primeira vez que um norte-americano assume o trono de Pedro

12 horas ago

Conclave elege novo papa nesta quinta-feira (08)

Fumaça branca saiu da Capela Sistina e sinalizou ao mundo que os cardeais chegaram a…

13 horas ago

INSS determina bloqueia de descontos de empréstimos consignados

Decisão cumpre determinação do TCU, com objetivo de evitar irregularidades em descontos vinculados a aposentadorias

14 horas ago

This website uses cookies.