Categories: AgroNotícias

Irga apresenta nova cultivar e selo ambiental na Expointer 2024

Neste sábado (24), a casa do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) abriu suas portas no Parque de Exposições Assis Brasil. A instituição estará de portas abertas durante os nove dias da 47ª Expointer, que vai até o dia 1º de setembro. Nesta edição, o instituto preparou uma programação diversificada, que inclui Dia do Arroz, lançamento de cultivar, entrega do Selo Ambiental, coletiva de imprensa sobre os números finais da safra 2023/2024 e a projeção para a próxima safra, além de reuniões e palestras técnicas.

O presidente do Irga convida a comunidade para conhecer o espaço:

Publicidade

“Esta é a Expointer da reconstrução, após a catástrofe climática que atingiu o Estado em maio deste ano. Por isso, preparamos uma grande programação, talvez a mais robusta do Irga nos últimos anos. Teremos Dia do Arroz, lançamento de cultivar, entrega do Selo Ambiental, divulgação de dados da safra 2023/2024 e a intenção de semeadura da safra 2024/2025. Também sediaremos em nossa casa as reuniões das câmaras setoriais da Cadeia Produtiva de Culturas de Inverno e da Cadeia Produtiva de Arroz do Ministério da Agricultura, além da reunião do Conselho Deliberativo da autarquia. Nossa casa aguarda a visita dos produtores rurais gaúchos”, diz Rodrigo Warlet Machado.

Como já é tradição, o instituto oferece aos visitantes da casa, em todos os dias da feira, orientações técnicas sobre as melhores práticas e a tecnologia IRGA. Equipes da Divisão Técnica estarão à disposição para orientar e tirar as dúvidas de produtores e outros interessados no cultivo do arroz no RS.

Já na segunda-feira (26), tem o Dia do Arroz na Expointer. Em sua casa no Parque Assis Brasil, a partir das 13h30, ocorrerá uma coletiva de imprensa para apresentar os números finais da safra 2023/2024, que estava praticamente finalizada em maio, quando a enchente devastou o Estado. Também será apresentado o tradicional levantamento realizado pela equipe técnica da autarquia com os dados sobre a intensão de semeadura para a safra 2024/2025.

A Casa do Irga também será sede, no dia 27 (terça-feira), das 9h30 às 12h30, da 76ª Reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Culturas de Inverno do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Na pauta, temas como conjuntura do setor, por Flavia Starling (Conab); seguro rural, por Jonas Pulquério (Departamento de Gestão de Riscos do Mapa); perspectivas e planejamento estratégico, por Rodão Lima (Assessoria de Assuntos Estratégicos do Mapa); e mudanças climáticas x orçamento, por Henrique Dornelles (Mapa).

No mesmo dia, à tarde, está programada a reunião do Conselho Deliberativo da entidade, para apreciação e deliberação orçamentária para o exercício de 2025, entre outras questões. O Conselho faz parte da administração do Irga, ao lado da Diretoria Executiva e da Comissão de Controle. É composto por mais de 70 produtores orizícolas e mais quatro integrantes indicados pela indústria e comércio do arroz e dois indicados pela Federação das Cooperativas de Arroz do Rio Grande do Sul Ltda.

A realização da 73ª Reunião Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Arroz do Mapa, na Casa do Irga, será no dia seguinte, 28 (quarta-feira), das 9h às 12h. Na pauta: conjuntura do setor, com Sérgio do Santos (Conab); Selo Ambiental, pelo dr. Rafael Nunes dos Santos (Irga); cadeia produtiva em cheque: Covid-19 e enchente, com Henrique Dornelles (Mapa), entre outros temas.

Ainda no dia 28, às 14 horas, também na casa da entidade, está programada a entrega de certificados e banners do Selo Ambiental. Criado pelo Irga na safra de 2008/2009, o selo tem por objetivo promover a sustentabilidade ambiental do sistema de produção de arroz irrigado. Além de garantir aos empreendimentos agrícolas reconhecimento quanto ao uso de práticas ambientais e sociais corretas na lavoura de arroz irrigado.

“O Selo Ambiental é um reconhecimento importante das boas práticas agrícolas adotadas pelos produtores de arroz, valorizando o compromisso com a sustentabilidade. Na Expointer, celebraremos a entrega dos 72 selos da safra 2023/2024, destacando o crescimento dessa iniciativa e sua contribuição para um futuro com preocupação ambiental no campo”, afirma o coordenador do programa, Rafael Santos.

No mesmo dia, na sequência, haverá o lançamento de nova variedade desenvolvida pela Divisão de Pesquisa do instituto. “A nova cultivar IRGA 432 é recomendada para o sistema irrigado com semeadura em solo seco. É um material precoce, com excelente qualidade de grãos e resistência a doenças, principalmente brusone, não recomendada para o Sistema Clearfield®. A cultivar IRGA 432 possui bom potencial produtivo. Esse material apresenta resposta positiva ao aumento de doses de nitrogênio, proporcionando maior perfilhamento e, consequentemente, maior teto de produtividade”, antecipa o pesquisador Oneides Avozani.

Ainda na programação, participações em debates promovidos por outras entidades e palestras técnicas sobre sustentabilidade nas lavouras de arroz e diagnóstico sobre o impacto das enchentes no RS.

Confira a programação da Casa Irga na Expointer 2024

Foto: Divulgação

Como chegar na Expointer

Bruno Bonilha

Comunicador na Rádio Acústica FM.

Recent Posts

Hoje na história: 01 de maio – Primeira aparição de Bob Esponja

Acompanhe os fatos que marcaram o dia de hoje na história

4 horas ago

Fumaça preta causada por queima irregular de lixo assusta moradores em Camaquã

O incêndio foi registrado no final da tarde desta quarta-feira (30)

9 horas ago

Açougue é interditado por falta de higiene em Sentinela do Sul

Ao todo, 1,5 tonelada de alimentos impróprios foram apreendidos durante as fiscalizações realizadas em três…

10 horas ago

Agências bancárias estarão fechadas no feriado pelo Dia do Trabalho

Na sexta-feira (02), o atendimento ao público segue normalmente

12 horas ago

Saiba quais são as regras para trabalhar no feriado de 1º de maio

Confira o que diz a Lei e como proceder em caso de irregularidades

12 horas ago

This website uses cookies.