Categories: AgroEducação

Jovem de Camaquã é selecionada no Programa Bolsa Juventude Rural

A terça-feira (15) foi especial para a camaquense Hellen Silva Rackow, de 18 anos. A jovem foi selecionada para participar do Programa Bolsa Juventude Rural oferecido pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Estado do Rio Grande do Sul (Seapdr). A adolescente é estudante do 3º ano do ensino médio no Instituto Estadual de Educação Cônego Luiz Walter Hanquet e moradora na localidade do Paraíso, interior de Camaquã.

A jovem é a primeira camaquense selecionada para participar do programa, que neste ano ofereceu 375 bolsas de estudos e teve mais de mil inscritos. O Programa Bolsa Juventude Rural tem como objetivo dar oportunidade e condições de acesso e permanência dos jovens no ensino médio e como estimulo a sucessão nas propriedades rurais familiares. O auxílio, de R$ 200 mensais, é pago por um período de 10 meses.

Publicidade

Para Geneci Costa e Silva, mãe da jovem, o programa será importante para melhorar a renda da família, que vê na produção de hortaliças uma alternativa de diversificação de renda na propriedade. Atualmente a família tem como principal fonte de renda a produção do tabaco. “Hortaliças são uma boa alternativa, além de serem mais fáceis de cultivar que o tabaco”, avalia Geneci, destacando que com a qualificação que o Programa irá oferecer à filha, a produção da propriedade deve aumentar.

A mãe da jovem comemora ainda a permanência dela no meio rural. “Não queria que ela tivesse que sair do interior para conseguir emprego na cidade, em casa me ajuda com o trabalho e com as irmãs menores”, afirma Geneci. Para a filha, a oportunidade de permanecer no interior é motivo para comemorar. “Não tenho palavras para descrever o que estou sentindo, isso vai me ajudar muito e vou poder ficar próximo a minha família”, comemora a estudante.

O programa

Segundo a jovem, uma vizinha soube do programa através de uma matéria divulgada pela imprensa e enviou o link para ela. “Eu não havia visto, ela, sabendo da minha vontade de ficar no interior, enviou o link”, comenta Hellen. A jovem procurou o auxílio do escritório da Emater, em Camaquã, onde recebeu ajuda dos técnicos Emerson Portes e Noêmia Richter: “me explicaram como funciona o programa e me auxiliaram com a inscrição, sou grata a eles”.

Conforme o técnico Emerson Portes, a Secretaria de Agricultura do Estado disponibiliza aos jovens agricultores bolsas para que despertem o interesse pelo empreendedorismo, ajudando-os a permanecer no interior. “O êxodo rural é um dos maiores desafios da Agricultura do Estado. Através de estímulos do Programa Bolsa Juventude Rural alguns jovens são desafiados a construir projetos com o apoio técnico da Emater, ou seja, é qualificação na busca de maior produtividade, resultando em diversificação de renda”, ressalta o profissional.

Para o coordenador regional Rodrigo Warlet Machado, é a primeira vez que um estudante de Camaquã é selecionado pelo programa. “A Hellen é a primeira de muitos que ainda irão se beneficiar”, destaca Machado.

De acordo com o coordenador, o secretário de Agricultura do Estado, Covatti Filho tem a intenção de fortalecer o programa, proporcionando aos filhos de pequenos produtores condições de permanecer na área rural. “No próximo ano a Secretaria pretende ampliar o programa. Esperamos que o exemplo da Hellen sirva de inspiração para outros jovens de Camaquã e região. Vamos trabalhar fortemente nesse sentido”, afirma.

Redação de Jornalismo

Recent Posts

Vélez Camaquã disputa rodada dupla no Dia das Mães

Primeiro jogo ocorre às 14h no Ginásio Municipal Wadislau Niemxeski

5 minutos ago

Veterinária Raça celebra 20 anos de história em Camaquã

Loja fica localizada na Rua Manoel da Silva Pacheco, no centro de Camaquã

14 minutos ago

Polícia Civil evita tragédia em escola municipal de Sapucaia do Sul e apreende adolescente radicalizado

Operação ocorreu neste sábado (10), após o monitoramento do suspeito, com indícios claros de agressividade

42 minutos ago

Vagas de emprego e oportunidades no RS nesta segunda-feira (12)

Entenda como concorrer as vagas disponíveis na Agência Sine FGTAS

2 horas ago

Abusador de crianças agredido por vizinhos segue hospitalizado

Ele também teria gravado vídeos de conteúdo sexual com as menores

2 horas ago

Previsão do tempo: dia das mães será de tempo seco e frio

Sistema de alta pressão atmosférica reformula o cenário na região

2 horas ago

This website uses cookies.