A ordem de início para execução das obras de duplicação da BR-116 – Guaíba/Pelotas e BR 116/392 – contorno de Pelotas, foi liberada nesta segunda-feira (20), pelo ministro dos transportes, Paulo Passos, e pelo governador Tarso Genro. A previsão de investimentos para os trabalhos é de R$ 780 milhões e, após 2014 projetam-se outros R$ 173,9 milhões, totalizando R$ 953 milhões em recursos. As obras no anel viário de acesso a Pelotas custarão R$ 430 milhões.
O trecho da BR-116, onde serão realizados os trabalhos, faz parte de uma das principais áreas de trânsito de cargas do Brasil, e é o principal acesso a única zona portuária do Rio Grande do Sul. Estima-se que 10 mil veículos transitem todos os dias pelo trecho sul da BR, dos quais 70% são caminhões. O trecho Guaíba/Pelotas compreende ações em 210 km e o contorno de Pelotas integra a qualificação do chamado corredor de exportação, eixo Porto Alegre – Rio Grande. O prazo de execução da obra que será dividida em nove lotes é de três anos.
Conforme Paulo Passos, este é um motivo de especial satisfação para os Governos Federal e Estadual. “Não esperem tempo demasiado para fazer a mobilização, a ordem de serviço está dada”, disse o ministro. “Estas obras são perseguidas há bastante tempo, e aqui se materializa o sonho, desejo, empenho, trabalho e suor de todos os gaúchos para que isso viesse a acontecer. O desenvolvimento, crescimento econômico não é obra do acaso, ele ocorre quando há uma clara visão das autoridades de Governo, e é isso que faz com que as necessidades sejam apontadas, prioridades definidas e os projetos saiam do papel para se transformar em serviço.”
O governador Tarso Genro falou sobre o respeito que tem pelo ministro e sua capacidade de resposta, por ser um técnico respeitável de profundo conhecimento. Sobre infraestrutura viária, Tarso ressaltou que Paulo Passos “antecipa as informações pelo conhecimento que tem e pela dedicação aos mandamentos do programa de Governo, às orientações da presidente Dilma e o carinho que o político tem pelo Rio Grande do Sul.”
Para o prefeito de Pelotas, Adolfo Fetter Júnior, as obras no contorno de Pelotas são extremamente necessárias por juntar a BR com o trânsito urbano municipal. “Saudamos este anúncio das operações casadas, tendo a certeza que este projeto ambicioso, com a construção de três pontos e acessos locais, vão facilitar o trânsito urbano, interurbano e internacional. Para a Zona Sul este é um processo histórico e fundamental para a economia da região.”
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit) ainda negocia com a Fundação Nacional do Índio (Funai) a liberação dos lotes de 1 a 4, entre Guaíba e Camaquã, já que no km 1 existe uma aldeia indígena. Cabe a Funai dar o aval ou solicitar novas adequações para que a obra inicie.
Participaram da solenidade, o vice-governador Beto Grill, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, o diretor geral do Dnit, Jorge Ernesto Pinto Fraxe, e os secretários de Estado, de Infraestrutura e Logística, Beto Albuquerque, secretaria Geral de Governo, Miriam Marroni e da Assessoria Superior, João Victor Domingues.
Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2)
O PAC 2 investirá R$ 955 bilhões no período entre 2011 e 2014. O total dos empreendimentos concluídos somará R$ 708 bilhões em investimentos, equivalentes a 74% do previsto, e os 26% restantes, executados até 2014, serão investidos em obras concluídas após 2014. No Rio Grande do Sul, neste mesmo período, o investimento total oriundo do PAC 2 é de R$ 30,4 bilhões.
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