Categories: Rio Grande do Sul

Linha de catamarã até Barra do Ribeiro não tem data para sair

Prometida para fevereiro de 2018, a linha de catamarã de Porto Alegre a Barra do Ribeiro não tem mais data para sair. Segundo o superintendente da Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan), Pedro Bisch Neto, os planos mudaram em virtude das dificuldades financeiras sofridas pelas empresas de transporte metropolitano nos últimos anos, de recessão, o que gerou queda de cerca de 20% no número de passageiros. “Com menos empregos, menos pessoas utilizavam o transporte público. Somente agora as empresas estão se recuperando e pondo em pauta possibilidades que aventávamos antes”, explica Bisch Neto.

Entre essas possibilidades estava a criação da linha até Barra do Ribeiro, saindo do Cais Mauá. O superintendente da Metroplan afirma que não existe uma demanda já estabelecida para essa linha, mas há um mutirão envolvendo prefeituras de Barra do Ribeiro e entornos, comércio local e o clube Veleiros do Sul, para reformar um atracadouro antigo que estava desativado na cidade e poderá receber o catamarã.

Publicidade

O clube reformará o trapiche, e a prefeitura da cidade apontará horários que poderão ter demanda. Bisch Neto revela que a linha não possui uma demanda permanente e diária, mas seria possível estabelecer um sistema fretado de, em alguns horários e dias, o catamarã fazer a conexão entre os municípios, com intuito de incentivar o turismo na região. A ideia é fazer alguns testes ao longo de 2018, levando o catamarã até o local e verificando itens como se há profundidade necessária para seu tráfego e se o acesso da embarcação está adequado.

Conforme o superintendente da Metroplan, muitos municípios dos entornos de Barra do Ribeiro têm interesse em utilizar o ponto hidroviário. Seria possível, por exemplo, fazer rotas de integração, com ônibus de cidades próximas que levassem a população até o atracadouro, e, de lá, as pessoas poderiam ir a Porto Alegre. O trajeto pelo Guaíba levaria 50 minutos, o mesmo tempo que leva de carro, quando não há congestionamento na BR-116.

Redação de Jornalismo

Recent Posts

CMPC impulsiona economia gaúcha com fábrica bilionária em Barra do Ribeiro

Em entrevista, o consultor de Relações Institucionais da CMPC Brasil, Daniel Andriotti, detalhou o projeto…

3 minutos ago

Polícia Civil indicia advogado por suspeita de ter movido 8 ações após morte de cliente

A Polícia Civil indiciou, nesta quinta-feira, o advogado Daniel Nardon por falsificação de documento particular,…

1 hora ago

CEEE Equatorial informa desligamento para renovação da rede elétrica em Camaquã

Desligamento está programado para ocorrer neste sábado (17), no interior do município

1 hora ago

Dom Feliciano celebra cultura polonesa na 2ª edição da PolskaFest

Evento, que ocorre nos dias 14 e 15 de junho, contará com entrada gratuita e…

2 horas ago

Pompéia reinaugura loja nesta segunda-feira (19) em Camaquã

Loja agora conta com lounge para descanso, totem kids e área de maquiagem ainda mais…

3 horas ago

Vereador Paulinho Pereira (Podemos) de São Lourenço do Sul anuncia pré-candidatura a deputado estadual

Político defende mais representatividade para a região sul do Estado

3 horas ago

This website uses cookies.