Luciano Lindemann é o novo superintendente da Polícia Penal

Luciano Lindemann assume o cargo de superintendente da Polícia Penal. A nomeação foi publicada em edição do Diário Oficial do Estado nesta sexta-feira (14), e o processo de transição de gestão foi iniciado na última sexta-feira (07), de forma alinhada com a Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo (SSPS).

Lindemann estava à frente da Cadeia Pública de Porto Alegre (CPPA), antigo Presídio Central, desde agosto de 2023, quando ocorreu a troca de comando do estabelecimento, da Brigada Militar para a Polícia Penal.

Publicidade

Natural de Porto Alegre, é agente penitenciário desde 2007 e possui formação em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos e em Gestão de Segurança Pública pela Universidade do Sul de Santa Catarina, além de especialização em Gestão Integrada da Segurança Pública pela mesma instituição.

Na Polícia Penal, atuou na Penitenciária Modulada Estadual de Osório de 2007 a 2008, foi chefe de segurança do Presídio Estadual de Taquara em 2008 e chefe adjunto da Assessoria de Inteligência do Gabinete do Superintendente em 2009. Como diretor, comandou o Instituto Penal de Canoas de 2009 a 2012, o Presídio Estadual de São Leopoldo em 2012, o Departamento de Segurança e Execução Penal em 2016, o Instituto Psiquiátrico Forense de 2021 a 2023 e, por fim, a Cadeia Pública de Porto Alegre de 2023 a 2025.

O novo superintendente também já foi delegado da 1ª Região Penitenciária, com sede em Canoas, no período de 2012 a 2016, além de ter sido assessor da direção do Presídio Estadual Feminino Madre Pelletier de 2016 a 2021.

“Assumo o novo cargo com o compromisso de seguir no fortalecimento da segurança do nosso sistema prisional, promover a ressocialização dos apenados e manter um diálogo constante com nossos servidores. Agradeço ao secretário Viana e ao governador Eduardo Leite pela oportunidade. Estaremos abertos ao diálogo e à construção de soluções conjuntas com os servidores, sempre com o objetivo de fortalecer a Polícia Penal como instituição essencial à segurança pública do Rio Grande do Sul”, afirma Lindemann.

Com foco na segurança, o novo superintendente assume o sistema prisional gaúcho em um momento histórico, com investimentos que ultrapassam R$ 1 bilhão em novas unidades prisionais, reforma das atuais estruturas, equipamentos, material bélico e tecnologias.

Polícia Penal

A Polícia Penal, subordinada à Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo (SSPS), é o órgão estadual responsável pela execução administrativa das penas privativas de liberdade e das medidas de segurança.

De acordo com a Constituição do Rio Grande do Sul, a política penitenciária do Estado deve ter como objetivo a reeducação, a reintegração social e a ressocialização do preso, definindo como prioridades a regionalização e a municipalização dos estabelecimentos penitenciários, a manutenção de colônias penais agrícolas e industriais, a escolarização e a profissionalização dos presos.

Fonte: Ascom/SSP

Redação de Jornalismo

Recent Posts

Hoje na história: 30 de abril – Descoberta do elétron

Acompanhe os fatos que marcaram o dia de hoje na história

3 horas ago

Fortral conquista reconhecimento máximo na venda de consórcios da New Holland

A empresa de Camaquã anunciou a abertura de uma nova filial em Guaíba

8 horas ago

FPA entrega proposta do Plano Safra ao governo e defende mudanças no modelo de financiamento do agro

Documento reúne sugestões de 59 entidades do setor e prevê R$ 599 bilhões em crédito…

8 horas ago

Nota de falecimento: Felipe Ovicki Burlamarque morre aos 30 anos

A cerimônia de despedida acontece na sala de velório Saudade da Funerária Camaquense

9 horas ago

Bilhetes prontos para presentear sua mãe com uma Samambaia cheia de memórias

Nem todo presente precisa ser caro para ser inesquecível. Às vezes, basta um gesto simples…

9 horas ago

Lei permite o uso de tornozeleira em agressores de mulheres que estão sob medida protetiva de urgência

Norma surgiu de projeto apresentado na Câmara dos Deputados

10 horas ago

This website uses cookies.