Foto: Arquivo/Acústica FM
Um levantamento da CNM aponta que os municípios gaúchos vão precisar investir mais de R$ 5,5 bilhões para se adequar à decisão do STF desta última quinta-feira, 22/09, sobre a obrigatoriedade da oferta de vagas para a educação infantil. O estudo ainda aponta que 384 mil crianças estão sem vagas na rede pública no RS. O custo das prefeituras por aluno é de aproximadamente R$ 1.200 por mês.
Na última Quinta-feira (22), o Supremo Tribunal Federal decidiu por unanimidade que é dever Constitucional dos Municípios garantir vagas em creches e na pré-escola para crianças de (0 até 5 anos) de idade. Com isso o poder público é obrigado a criar condições para o fornecimento do serviço, conforme prevê o Plano Nacional de Educação.
Na prática os Municípios devem atingir a meta de 50% na criação de vagas para a faixa etária até 2024. Com isso a decisão gera impacto nos municípios. Somente em Porto Alegre, são cerca de 5.606 crianças de (0 a 3 anos) de idade no aguardo para vagas nas creches. Já no caso da pré-escola, que são crianças de (4 e 5 anos), há mais vagas livres (1.135), do que lista de espera (1.078), são 57 vagas a mais.
Para o presidente da Famurs, Paulinho Salerno, os municípios terão que se readequar financeiramente para atender a demanda reprimida
“Os Municípios estão trabalhando para poder terem vagas, a cada ano se aumenta o número mas quando nós vamos conseguir atender toda essa demanda reprimida ainda não temos essa resposta, estamos em elaboração deste estudo. Vamos buscar conversar junto ao Ministério Público, para que a gente possa ter prazos para atender essa demanda definitivamente”.
“Nós vamos trabalhar junto com o congresso para se ampliar os recursos, mas a gente já sabe que haverá um corte no Fundo Nacional do Desenvolvimento a Educação, que vai impactar em recursos para novos investimentos nos municípios.”
Drogas estavam escondidas no painel de um Up em compartimento oculto com acionamento eletrônico
Saiba quais as notas mais cobiçadas pelos colecionadores
Vitória faz brasileiro ganhar cinco posições no ranking da WSL
Trio já estava na BR-116 rumo a Porto Alegre, quando foram presos em flagrante
Benefício é pago por 120 dias, quando o juiz decide em favor, reconhecendo o vínculo…
A reunião abordou a prospecção de novos investimentos
This website uses cookies.