Categories: Economia

Mais de 4 mil famílias gaúchas voltaram ao Bolsa Família em 2017

A crise econômica que vive o país e que se reflete no alto número de desempregados fez com que 4.327 famílias gaúchas voltassem ao programa Bolsa Família desde o começo do ano. Em todo o Brasil, esse número é de 143,8 mil, e a fila de espera – que era pequena em janeiro – chegou a 525 mil famílias.

 

Publicidade

Tabela do Ministério de Desenvolvimento Social aponta o Rio Grande do Sul em 12º lugar no ranking de pessoas que voltaram a receber o benefício nos 26 estados brasileiros, mais o Distrito Federal. A lista leva em consideração o número absoluto de famílias, não levando em conta a proporção com o número de moradores.

 

Entre 2012 e 2014, o número de famílias retornando ao programa não passou de 7,5 mil em nenhum dos anos no Estado. Em 2015, este número pulou para 17,1 mil e, em 2016, para 24,3 mil.

 

A situação é semelhante quando são analisados os dados do Brasil: entre 2012 e 2014, o número não passou de 190 mil. Em 2015, foram 423,6 mil famílias voltando a receber o benefício, contra 519,6 mil em 2016.

 

Desemprego

 

Em junho deste ano, a taxa de desemprego caiu de 11,1% para 11%, na comparação com o mês de maio, na Região Metropolitana de Porto Alegre. O levantamento da Fundação de Economia e Estatística (FEE) chegou a considerar a situação estável.

 

O movimento ocorreu mesmo com o fechamento de postos de trabalho: foram estimadas 26 mil vagas ocupadas a menos do que no mês anterior. Construção, comércio e serviços tiveram desempenho negativo. Apenas a indústria da transformação abriu vagas.

 

Recentemente, dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostraram que o Brasil registrou o primeiro trimestre com queda na taxa de desempregados desde o fim de 2014. A taxa ficou em 13% no segundo trimestre de 2017, contra 13,7%nos três primeiros meses do ano. A estimativa para o número de desempregados também caiu, passando para 13,5 milhões – 690 mil a menos do que no período anterior.

Redação de Jornalismo

Recent Posts

Casal é preso com mais de 3 kg de drogas em Camaquã

Um carro também foi apreendido durante a ação da Brigada Militar

2 horas ago

INSS garante salário-maternidade em casos de adoção

Saiba como a Previdência Social beneficia quem faz adoção de crianças até 12 anos

3 horas ago

Não caia em golpes! Canal oficial para reembolso de desconto indevido é o Meu INSS

Solicitação estará disponível a partir da próxima quarta-feira (14)

4 horas ago

Vélez Camaquã disputa rodada dupla no Dia das Mães

Primeiro jogo ocorre às 14h no Ginásio Municipal Wadislau Niemxeski

4 horas ago

Veterinária Raça celebra 20 anos de história em Camaquã

Loja fica localizada na Rua Manoel da Silva Pacheco, no centro de Camaquã

4 horas ago

Polícia Civil evita tragédia em escola municipal de Sapucaia do Sul e apreende adolescente radicalizado

Operação ocorreu neste sábado (10), após o monitoramento do suspeito, com indícios claros de agressividade

5 horas ago

This website uses cookies.