Categories: Saúde

Mais de 530 milhões de pessoas sofrem de diabetes no mundo

Mais de 530 milhões de pessoas com idade entre 20 e 79 anos têm diabetes no mundo. O número representa uma alta de 16% em dois anos. Os dados fazem parte do Atlas do Diabetes, divulgado pela Federação Internacional de Diabetes.

E os especialistas projetam que o número de adultos com a doença pode chegar a 640 milhões em 2030; e a 780 milhões em 2045. E o mais alarmante é que 44% dos casos não são diagnosticados.

Publicidade

O levantamento, feito a cada dois anos, revela que o número de pessoas com diabetes aumentou de tal maneira que superou, proporcionalmente, a expansão da população global.

A presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes do Rio de Janeiro, a endocrinologista Rosane Kupfer, afirma que a doença está em evolução crescente e que, além da Covid, o diabetes tem levado muitas pessoas a morte no mundo, quase 7 milhões só este ano.  

A médica afirma que a enfermidade é causada por diversos fatores como péssimas escolhas alimentares, estilo de vida sedentário, sobrepeso e pessoas com pré-diabetes. E uma forma de evitar o problema é cuidar da saúde e fazer o exame de glicemia todos os anos, principalmente após os 45 anos. Já as pessoas com alto risco para a doença e que devem fazer exames anualmente a partir de 35 anos são: os que têm casos da doença na família, que são hipertensos, que têm sobrepeso ou obesidade, e mulheres que tiveram diabetes na gestação.

No Dia 14 de novembro é lembrado o Dia Mundial do Diabetes, mas Rosana Kupfer acredita que devido ao aumento de casos da doença é preciso aumentar a frequência das campanhas de conscientização da população.

Redação de Jornalismo

Recent Posts

Previsão do tempo: semana começa quente na região

Saiba como deve ser a mudança no tempo prevista para os próximos dias

9 minutos ago

William Waack fará palestra de abertura da Semana S do Comércio, em Porto Alegre

Todas as atrações da programação são gratuitas

14 minutos ago

Homem de 39 anos morre em capotamento de trator em Paverama

O incidente ocorreu enquanto ele operava o equipamento

25 minutos ago

Homem é detido no RS por suspeita de planejar ataque a bomba no show da Lady Gaga

Apontado como chefe do grupo extremista, o suspeito foi preso em flagrante em Novo Hamburgo,…

38 minutos ago

Acidente grave na ERS-350 deixa um morto e dois feridos

Uma das vítimas não resistiu a capotagem de veículo

41 minutos ago

PRF apreende 212 quilos de cocaína com estrangeiros em Bossoroca-RS

A droga era transportada escondida em dois veículos argentinos

1 hora ago

This website uses cookies.