Categories: GeralGeralVariedades

Max Verstappen conquista GP da Bélgica e está próximo do bi mundial de F1

A Fórmula 1 retornou neste domingo (28), após uma pausa de quase um mês, e viu tudo continuar como estava antes. O holandês Max Verstappen, líder da temporada, venceu o GP da Bélgica, chegando ao nono triunfo em 14 corridas neste ano. Nem mesmo uma punição, que fez Verstappen largar da 13ª posição, impediu que o piloto da Red Bull Racing dominasse a prova no circuito de Spa-Francorchamps. Com o resultado, Verstappen foi a 284 pontos na tabela de classificação dos pilotos, 93 a mais que o mexicano Sergio Pérez, vice-líder e companheiro de equipe, que soma agora 191 pontos. Restam ainda oito corridas para o fim da temporada, mas o bicampeonato do holandês (campeão em 2021) parece inevitável.

Neste domingo (28), já se sabia que, por fazer mais trocas no motor do que o permitido, Verstappen largaria mais para o fim do grid. A princípio seria da 15ª posição, mas por outros desdobramentos e punições, ele saiu da 13ª posição. A pole position havia sido garantida pelo espanhol Carlos Sainz, da Ferrari. 

Publicidade

Logo na largada, o atual campeão subiu cinco posições. Sainz manteve a ponta e viu a confusão acontecer logo atrás. Dois ex-campeões do mundo, Fernando Alonso e Lewis Hamilton, que largaram respectivamente em terceiro e quarto, conseguiram ultrapassar Perez, que havia saído da segunda posição. Porém, logo em seguida, Hamilton tocou em Alonso na parte lateral do carro e os dois saíram da pista. A transmissão mostrou o espanhol chamando o antigo companheiro de McLaren de “idiota” em conversa por rádio com a atual equipe, a Alpine. Hamilton, da Mercedes, perdeu desempenho e abandonou a prova, algo inédito nesta temporada. Alonso fechou em quinto.

Verstappen seguiu sua escalada até se firmar na primeira posição na 18ª volta. De lá não saiu e venceu a prova com uma robusta vantagem de quase 18 segundos para o segundo colocado, que foi o companheiro de RBR, Sergio Pérez. Carlos Sainz fechou o pódio em terceiro, já 26 segundos após o holandês cruzar a linha de chegada. O britânico George Russell, da Mercedes, ficou em quarto. Originalmente, o monegasco Charles Leclerc, da Ferrari, havia terminado em quinto, porém com o acréscimo de cinco segundos em seu tempo final como punição por ter acelerado no pitlane, ele acabou perdendo a posição para Alonso e caindo para sexto. O resultado fez com que Leclerc também caísse na classificação do Mundial de pilotos. Ele, que havia começado a prova na vice-liderança, é agora o terceiro colocado, atrás de Verstappen e Pérez, com 186 pontos.

O GP da Bélgica permanecerá no calendário da Fórmula 1 no próximo ano, segundo nota oficial do organizadores antes do início da corrida deste domingo (28). 

No próximo domingo (4 de setembro), às 10h (horário de Brasília), os pilotos voltam a competir o GP da Holanda, no circuito de Zandvoort, a 15ª corrida da temporada 2022. 

Redação de Jornalismo

Recent Posts

Horóscopo para esta sexta-feira, dia 23 de maio de 2025

Aproveite essa sexta-feira para inspirar quem está ao seu redor

17 minutos ago

Trânsito apresenta bloqueio em função de obra no centro de Camaquã

Equipes trabalham em bueiro próximo da prefeitura

30 minutos ago

Família busca por cachorro desaparecido em Arambaré

Tutora garante anonimato e reforça o pedido de ajuda para encontrar o animal

47 minutos ago

Operação fecha ponto de tráfico em São Lourenço do Sul

Ação integrada apreendeu drogas e prendeu um homem de 20 anos

48 minutos ago

Cristal sedia conferência regional sobre direitos do idoso

Outros seis municípios da região participaram do encontro

1 hora ago

Camaquã já registra mais de 300 casos confirmados de H1N1

Segundo secretário, a rede de saúde no município já enfrenta sobrecarga e receio é de…

2 horas ago

This website uses cookies.