Megaoperação de limpeza em Guaíba: cidade se une na reconstrução

Uma megaoperação iniciou na manhã deste sábado (25), para a remoção de entulhos em Guaíba. Com um efetivo de 130 pessoas, são oito equipes, totalizando 14 retroescavadeiras, duas pá-carregadeiras e 32 caminhões basculantes.

Segundo a Secretaria de Infraestrutura, estrategicamente a localidade foi dividida em 19 quadrantes, a fim de atingir o bairro todo. A expectativa é de que se consiga retirar uma grande parte dos entulhos durante todo o final de semana.

Publicidade

Conforme informações da Prefeitura, serão oito equipes (cada uma, com duas retroescavadeiras e quatro caminhões) trabalhando simultaneamente.  A ação envolve maquinário e servidores da prefeitura, Marinha do Brasil, CMPC, Kito, outras empresas e voluntários. A expectativa é que a ação possa dar uma considerável acelerada nesta ação tão necessária.

Mais de 1.800 caçambas de entulhos já foram retiradas da Cohab/Santa Rita, até esta sexta-feira (24), e mesmo com as fortes chuvas que atingiram Guaíba na quinta-feira, 23, alagando novamente parte do Bairro, a força-tarefa seguiu retirando os entulhos da Cohab/Santa Rita.

O levantamento da SEINFRA aponta que até a quarta, 22, já haviam sido retiradas mais de 1.800 caçambas de entulhos (totalizando 11 mil metros cúbicos). Celeridade no Trabalho – Guaíba é a Cidade que está mais avançada na região, na questão de limpeza e retirada de entulhos. O tempo de retirada, entretanto, é alto devido ao grande número de residências em localidades muito populosas, chegando a sua totalidade em alguns bairros. Além disso, as fortes e torrenciais chuvas desta quinta, dificulta o serviço que vem sendo realizado:

“Precisamos que pare a chuva, tem sido muita água; chovendo assim é bem mais difícil, já que o escoamento não dá conta, pois o nível do rio está muito alto. Só na quinta-feira choveu cerca de 120 mm, volume que é esperado para o mês de maio inteiro”, lamenta o prefeito.

Foto: Rubens Cunha

Toneladas de resíduos sólidos já foram retirados em Guaíba

Apesar da chuva dificultar o serviço, a força tarefa continua. “Estamos trabalhando mesmo com toda essa chuvarada. Que Deus proteja nossa equipe para não ficar doente e completar essa missão. Estão todos cansados, não são máquinas, e se adoecerem será mais difícil ainda”, ressalta Maranata.

Nesses dias de trabalho, foram retiradas dezenas de toneladas de resíduos sólidos dos Bairros Cohab/Santa Rita e IPE.

A Prefeitura de Guaíba garante que não irá diminuir a intensidade do trabalho, enquanto não for realizada a completa retirada dos entulhos e resíduos sólidos, nos bairros fortemente atingidos na cidade.

“O trabalho continuará com chuva e com sol. E se a chuva seguir forte, os nossos abrigos estão funcionando e o Ginásio Coelhão segue aberto para receber todos que precisarem”, conclui Marcelo Maranata.

A vice-prefeita Claudinha Jardim destaca a importância do trabalho realizado de forma rápida e eficiente. “A ruptura de rotinas familiares e a exposição a ambientes desconhecidos podem ser extremamente desafiadoras para pessoas com TEA, aumentando o risco de ansiedade e estresse. Por isso agimos rápido”, observa.

“A presença de profissionais treinados para identificar e atender às necessidades específicas desses indivíduos foi essencial para minimizar o impacto psicológico nessa calamidade que passamos. Ao reconhecer e valorizar a importância de tratar o TEA de forma ativa durante a enchente, a comunidade de Guaíba demonstrou seu compromisso com a inclusão e o bem-estar de todos os seus cidadãos, mesmo em tempos de crise”, conclui a vice-prefeita.

Foto: Rubens Cunha

Menos de 1,15 mil abrigados em Guaíba

Na última estimativa, às 16h45, desta sexta, 24,  a cidade registrava 1.105 pessoas abrigadas. O número de abrigos ativos e regulares, também diminuiu, tendo agora, 39 locais à disposição da população.

Fonte: Defesa Civil de Guaíba.

Bruno Bonilha

Comunicador na Rádio Acústica FM.

Recent Posts

Hoje na história: 01 de maio – Primeira aparição de Bob Esponja

Acompanhe os fatos que marcaram o dia de hoje na história

7 horas ago

Fumaça preta causada por queima irregular de lixo assusta moradores em Camaquã

O incêndio foi registrado no final da tarde desta quarta-feira (30)

13 horas ago

Açougue é interditado por falta de higiene em Sentinela do Sul

Ao todo, 1,5 tonelada de alimentos impróprios foram apreendidos durante as fiscalizações realizadas em três…

14 horas ago

Agências bancárias estarão fechadas no feriado pelo Dia do Trabalho

Na sexta-feira (02), o atendimento ao público segue normalmente

16 horas ago

Saiba quais são as regras para trabalhar no feriado de 1º de maio

Confira o que diz a Lei e como proceder em caso de irregularidades

16 horas ago

This website uses cookies.