Categories: Agro

Melhoramento genético para aumentar lucro no campo é debatido na 1ª Fenagen

A 1° Feira Nacional de Genética Promebo (Fenagen), promovida pela Associação Nacional de Criadores Herd-Book Collares (ANC), teve continuidade nesta sexta-feira, 02 de agosto, com a Capacitação ATeG – Senar – no Auditório Luiz Alberto Fries. A Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) é um serviço gratuito oferecido ao produtor rural pelo Senar. Tem foco na geração de renda, melhoria da produção e da gestão rural. A feira acontece até dia 4, domingo, na Associação Rural de Pelotas (RS).
Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp clicando aqui!

Na abertura, o supervisor regional do Senar, Giovani Bolzoni, referiu a expectativa de que as palestras de hoje tenham servido para melhorar cada vez mais a genética dos rebanhos. “Embora o nosso rebanho no Rio Grande do Sul tenha reduzido, ainda temos o melhor produto em termos de qualidade”, afirmou.

Publicidade

A primeira palestra foi sobre “A Importância do Melhoramento Genético”, com a Superintendente de Registro da Associação Nacional de Criadores (ANC), a zootecnista Silvia Freitas. Inicialmente ela destacou o trabalho dos consultores do ATeG Senar no contato direto com o produtor rural, sobretudo junto aos pequenos produtores. Silvia fez também uma retrospectiva dos trabalhos do Promebo nestes 50 anos.

Na sequência, a Superintendente de Registro da ANC também fez um histórico da Associação que, segundo ela, é “um cartório de registro genealógico”, e destacou a importância do Promebo como instrumento de informação sobre o touro que tenha o melhor desempenho genealógico, “mesmo não sendo o touro visualmente mais atraente”. Na Fenagen, as características genealógicas dos touros têm um peso de 70% na avaliação e o fenótipo, 30%.

Sobre características genealógicas, Silvia destacou como um fator fundamental a ferramenta de acasalamento para um produto final de qualidade. “Saber acasalar para produzir mais. Essa escolha deve ser assertiva, no sentido de trazer lucratividade à propriedade. Porque no momento em que se acasala uma matriz e um reprodutor, deve-se pensar em características de carcaça e o Promebo entrega isso, e é importante saber interpretar essa informação”, orientou. Segundo Silvia, o pecuarista deve se colocar no papel de principal responsável por abastecer um mercado cada vez mais exigente como o nosso.

Neste sentido, a palestrante reforçou que o Promebo contribui com este contexto na entrega dos resultados. O Programa gera esses dados a partir de visitas técnicas de campo quando avaliadores de todo o Brasil coletam as características das matrizes. E é fundamental que o produtor saiba adquirir o touro de acordo com a atividade fim da propriedade. É possível conferir todos os resultados atualizados sobre características genéticas de touros no site da ANC (www.herdbook.org.br)

A segunda palestra teve como tema “O Promebo na Visão de um Avaliador”, com o avaliador do Promebo, o médico veterinário Leandro da Silveira Hackbart. O especialista destacou a evolução do Promebo ao longo dos anos, o que possibilitou que o produtor passasse a ver o programa efetivamente como uma ferramenta de melhoramento genético, a partir da avaliação também das fêmeas, por exemplo, e a consequente seleção de touros por perfil genético. Hackbart também citou todas as ferramentas disponíveis no Promebo para que o produtor sempre trabalhe com dados atualizados e fundamentados. “Mudaram os objetivos comerciais ao longo do tempo, no entanto, todo o produtor deve ser um selecionador, a partir do conhecimento e embasamento dos dados fornecidos pelo Promebo”, destacou.

Na terceira palestra, cujo tema foi “Usando Avaliações Genéticas e Sumários de Touros Para Aumentar a Lucratividade na Pecuária de Corte”, falou o Chefe Geral da Embrapa Pecuária Sul, Fernando Cardoso. O especialista iniciou indagando justamente como trazer foco econômico a partir do melhoramento genético. Cardoso elencou uma série de dados científicos relativos ao Promebo e orientou como o produtor pode usar esses dados vinculados à genética de touros para escolher o exemplar mais adequado ao fim comercial da propriedade. “A gente precisa escolher bem como vamos definir essas metas para o rebanho, tomar as decisões de seleção com base nesses objetivos traçados e usando todas as ferramentas disponíveis considerando o sistema de produção e de mercado”, orientou.

Melhoramento genético para aumentar lucro no campo é debatido na 1ª Fenagen. Foto: Divulgação

 

Fenagen 2024

A 1ª Fenagen é uma promoção da ANC e do Promebo, com patrocínio de Senar, Banrisul, Sicredi e BRDE, e apoio da Farsul e da Foco Pampeano Técnica Agropecuária.

Fenagen: 1ª Feira Nacional de Genética Promebo acontece em Pelotas. Foto: Divulgação
Fenagen: 1ª Feira Nacional de Genética Promebo acontece em Pelotas. Foto: Divulgação
Fenagen: 1ª Feira Nacional de Genética Promebo acontece em Pelotas. Foto: Divulgação
Texto: Artur Chagas/AgroEffective
Geovana Jacobsen

Recent Posts

Hoje na história: 01 de maio – Primeira aparição de Bob Esponja

Acompanhe os fatos que marcaram o dia de hoje na história

6 horas ago

Fumaça preta causada por queima irregular de lixo assusta moradores em Camaquã

O incêndio foi registrado no final da tarde desta quarta-feira (30)

11 horas ago

Açougue é interditado por falta de higiene em Sentinela do Sul

Ao todo, 1,5 tonelada de alimentos impróprios foram apreendidos durante as fiscalizações realizadas em três…

12 horas ago

Agências bancárias estarão fechadas no feriado pelo Dia do Trabalho

Na sexta-feira (02), o atendimento ao público segue normalmente

14 horas ago

Saiba quais são as regras para trabalhar no feriado de 1º de maio

Confira o que diz a Lei e como proceder em caso de irregularidades

14 horas ago

This website uses cookies.