Foto: Divulgação
Nesta sexta-feira (22), uma reunião multissetorial e multipartidária, que durou duas horas, foi organizada pelo deputado federal Daniel Trzeciak (PSDB-RS) e com a participação do governador Eduardo Leite (PSDB), políticos, presidentes de entidades de classe, representantes de associações e da sociedade civil da Metade Sul gaúcha.
O encontro definiu nove medidas para tentar conter o reajuste do pedágio no Polo Rodoviário Pelotas, cujo aumento foi confirmado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). A tarifa será majorada em 28% e elevada de R$ 15,20 para R$ 19,60 no dia 1º de janeiro de 2024, tornando-se a mais cara do Brasil entre as rodovias federais concedidas.
As manifestações durante a reunião foram duras contra a Ecosul. Uma das mais fortes partiu do diretor do Centro das Indústrias de Pelotas (Cipel), Amadeu Fernandes, que lembrou as diferenças entre as propostas apresentadas pela concessionária – para tentar renovar o contrato – em 2021 e agora. Enquanto dois anos atrás a sugestão da tabela de obras era bem maior, com a tarifa reduzida para a faixa dos R$ 7,00, em 2023, com menos ações apresentadas, a sugestão é de pedágio a R$ 11,00 para renovar:
“Não estamos lidando com uma empresa que trata as coisas com seriedade; não merecemos mais essa empresa na região”, declarou Fernandes.
Trzeciak referiu-se à conversa chamada por ele como uma “reunião de emergência” para tentar barrar o reajuste e impedir que o contrato seja prorrogado por mais 15 anos:
“Todos vão ser impactados. Não há sensibilidade por parte da empresa, que impede o desenvolvimento e afasta os empregos dos municípios. Estamos agindo para defender os interesses regionais”, defendeu.
O governador Eduardo Leite também se mostrou crítico ao prejuízo que a próxima tarifa causará à Metade Sul, onde vivem mais de 800 mil pessoas. Ele já determinou à sua equipe a análise do contrato e alternativas que possam barrar a decisão.
O pedido de renovação dos trabalhos da Ecosul à frente do Polo Pelotas foi debatido. Há consenso que não existe mais clima para sua permanência e o tom dos discursos contra a prorrogação irá aumentar em níveis estadual (na Assembleia) e nacional (no Congresso), como forma de deixar claro ao Ministério dos Transportes o descontentamento.
“É uma causa coletiva, é insuportável o que acontece”, disse a prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas (PSDB).
FÓRUM DE LIDERANÇAS DA METADE SUL
NO DIA 22 DE DEZEMBRO DE 2023, APÓS NOTÍCIA DE MAIS UM AUMENTO NAS TARIFAS DE PEDÁGIO DAS BR-116 e BR-392, OS ABAIXO MENCIONADOS SOLICITAM A CONCESSIONÁRIA ECOSUL, INTEGRANTE DO GRUPO ECORODOVIAS, QUE DECLINE DE SUA PROPOSTA DE EFETIVAR TAL REAJUSTE.
A REQUISIÇÃO É PRODUTO DE AMPLA REUNIÃO QUE CONGREGOU ENTIDADES DE CLASSE, AGENTES POLÍTICOS, ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL, MUNICÍPIOS E CÂMARAS MUNICIPAIS.
A MAJORAÇÃO DAS TARIFAS EM 28,9% NÃO REFLETE PERCENTUAIS APLICADOS EM REAJUSTE DE QUALQUER OUTRA ATIVIDADE, BEM COMO, REPRESENTAM POTENCIAL PREJUÍZO ÀS ATIVIDADES ECONÔMICAS DA REGIÃO O QUE, POR CONSEGUINTE, TAMBÉM É PREJUDICIAL À PRÓPRIA CONCESSIONÁRIA.
AINDA QUE O CONTRATO POSSA PREVER TAIS REAJUSTES, É DE CONHECIMENTO NOTÓRIO QUE OS VALORES PRATICADOS ATUALMENTE SÃO CONDIZENTES PARA UMA EXCELENTE REMUNERAÇÃO DO NEGÓCIO, GARANTINDO EQUILÍBRIO ECONÔMICO-FINANCEIRO PARA A OPERAÇÃO.
O FÓRUM INVOCA SENSIBILIDADE SOCIAL E COMUNITÁRIA DA EMPRESA ECOSUL E DO GRUPO ECORODOVIAS, QUE HÁ 26 ANOS DETÉM A CONCESSÃO DO POLO RODOVIÁRIO DA METADE SUL DO RS.
O DESENVOLVIMENTO DA METADE SUL, JÁ DEFASADO EM RELAÇÃO A OUTRAS REGIÕES, PASSA PELA DECISÃO E PELA SENSIBILIDADE DA ECOSUL EM ATENDER ESTE APELO.
ASSINAM: Cipel, ACP, Acic, Aliança Pelotas, Aliança Rio Grande, Federasul, Associação dos Municípios da da Zona Sul e da Costa Doce (Azonasul e Acostadoce), Sindilojas Costa Doce, Cootracam, Sindicam, deputados federais, deputados estadual Marcus Vinícius Almeida (PP), vereadores Rafael Amaral (PP – Pelotas), Luka (MSB – Rio Grande) e Rovam Castro (PT – Rio Grande), Corede Sul e Pelotas Parque Tecnológico.
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