Categories: Tecnologia

Microsoft Edge implementará uma função de tela dividida

Recentemente saiu o  Microsoft Edge 109 , uma versão breve em termos de novidades, o que, felizmente, não é habitual num navegador que costuma introduzir alterações de interesse de forma gradual. E é muito legal isso acontecer, porque é um sintoma de um segmento vivo e competitivo.

Pouco a pouco o minimalismo imposto pelo Chrome vai sendo deixado para trás e os navegadores cada um segue seu caminho, introduzindo as mudanças que consideram relevantes para melhorar a experiência de seus usuários. No entanto, há dois que, mais do que navegadores, são quase canivetes suíços para a Internet: o Vivaldi e o Microsoft Edge, este último focado na integração e na melhoria da produtividade.

Publicidade

Sim, a Microsoft tem que aprender de uma vez por todas a fazer bem com certas coisas , principalmente quando já está indo muito bem em outras. Para não estragar o bom trabalho de seus desenvolvedores com políticas de assédio que fazem mais mal do que bem. Mas vamos voltar ao que interessa, estou confuso. O bom é isso que um usuário do Reddit coleta como uma prévia do que está por vir.

Esse novo recurso permitirá que você divida a visualização do navegador em duas, mostrando as duas páginas da Web ao mesmo tempo . Nada de outro mundo, ou que não possa ser feito com duas janelas, mas um método mais confortável para fazer algo tão comum hoje em dia como dividir a tela para poder ver mais conteúdo ao mesmo tempo; pelo menos, para quem passa o tempo na frente do PC, geralmente trabalhando.

No momento sim, é uma função em desenvolvimento inicial e embora quem tenha podido testá-la garanta que funciona bem, só é possível ativá-la através das preferências avançadas do navegador e somente no Beta, Dev ou versões canárias. Caso você esteja interessado em dar uma olhada, a opção para habilitar (em “edge://flags”) é “edge-split-screen”.

Para usá-lo, basta clicar no novo botão que aparecerá na barra de ferramentas e que permitirá escolher uma segunda guia, além da que você tem em primeiro plano, para compartilhar a visualização. Já faz algum tempo que esse tipo de modo de exibição se tornou bastante popular , principalmente na própria área de trabalho, desde os “blocos” dos gerenciadores de janelas para desenvolvedores até os Snap Layouts do Windows 11 .

No caso do Microsoft Edge e da função em questão, é mais simples, mas talvez seja apenas o começo de algo. O que poderia vir a seguir você pode ver em Vivaldi e sua função de mosaico, embora este seja talvez um exemplo extremo. De qualquer forma, a funcionalidade, funções exclusivas, são mais uma vez um dos principais ingredientes da evolução dos navegadores, que é de se apreciar.

Quanto tempo levará para que esse recurso chegue à versão estável do Microsoft Edge e esteja disponível para todos os usuários não está claro, mas tendo aparecido agora em versões de desenvolvimento… para o Microsoft Edge 110? Isso pelo menos. No máximo, Microsoft Edge 112, sempre atendendo aos horários habituais dos navegadores de Redmond.

Redação de Jornalismo

Recent Posts

Empresa Mais Frango Miraguai abre vaga de emprego em Camaquã

Saiba como se candidatar para esta vaga de emprego

2 horas ago

Final de semana teve 11 mortes no trânsito do RS

Diversos acidentes foram registrados no estado nos dois dias

2 horas ago

Revisão da Bet365 para usuários brasileiros – Tudo o que você precisa saber

Descubra tudo sobre a Bet365 para usuários no Brasil. Conheça as opções de apostas esportivas,…

2 horas ago

Carlo Ancelotti é o novo técnico da seleção brasileira

Ele comandará o Brasil durante a Copa do Mundo de 2026

2 horas ago

Condenado por estupro de vulnerável é preso em Encruzilhada do Sul

Homem de 57 anos era considerado foragido da justiça

3 horas ago

Gramado Summit promove imersão inédita na Serra Gaúcha

Iniciativa prevê mentoria com fundador da Reserva, show nacional e atividade em parque temático da…

3 horas ago

This website uses cookies.