Categories: CidadesGeralPolícia

Militares lourencianos embarcam para missão de paz no Haiti

Cinco militares naturais de São Lourenço do Sul embarcaram para atuar no batalhão de força de paz no Haiti. Os seguintes jovens irão representar o município, através do 12º Regimento de Cavalaria Mecanizado de Jaguarão: Aluisio Hobus, Felipe Prestes, Luciano Pereira Ferreira, Marciano Kreps e Rodrigo Peter.

Líder da missão de paz da ONU no Haiti desde 2004, o Brasil iniciou o envio de novas centenas de militares para o país caribenho, marcado pela pobreza, violência e devastado por terremoto em 2010.

Publicidade

O Batalhão de Força de Paz que inicia a jornada é o 23º contingente enviado pelo Brasil. O grupamento terá 970 militares, a maioria do Exército, contando também com quadros da Marinha e da Aeronáutica. É o grupo com o maior número de mulheres: das mais de nove centenas, 20 são do sexo feminino.

O 23º contingente somente estará completo no Haiti no início de dezembro, quando o grupamento anterior retornará ao Brasil. Subcomandante do Batalhão de Força de Paz, o coronel Oswaldo Sant’Anna explica que a tarefa é “manter o ambiente estável e seguro”. Entre as atividades de rotina, estão a patrulha de cidades, segurança de instalações, escolta de autoridades e comboios.

O grupo que viaja agora terá uma tarefa extra: garantir tranquilidade para as eleições que se avizinham no Haiti. Com mais de 120 partidos, a nação conta com histórico de perseguições políticas e conflitos.

A última resolução das Nações Unidas definiu que as tropas brasileiras ficarão no país caribenho pelo menos até outubro de 2016. Como o grupo que agora inicia viagem permanecerá até junho, o 24º contingente já está sendo escolhido. Depois, dependerá da ONU prorrogar ou encerrar.

Redação de Jornalismo

Recent Posts

Labirintite: conheça sinais e sintomas de doença que acometeu Lula

Diagnóstico depende do entendimento dos sintomas do paciente

13 minutos ago

Clarão Materiais Elétricos abre vagas de emprego em Camaquã

Oportunidades são voltadas para pessoas proativas, com boa comunicação

27 minutos ago

Estado forma 383 novos servidores da Polícia Penal

Leite prestigiou solenidade e destacou compromisso do governo com a renovação do efetivo na instituição

1 hora ago

Programação do Dia do Desafio 2025 em Camaquã é alterada

Atividades externas foram transferidas para a Unidade do Sesc em função da chuva

1 hora ago

Fecomércio RS promove evento “Giro Pelo Rio Grande” em Camaquã

Encontro ocorrerá no próximo dia 09 de junho, no Teatro Sesc

2 horas ago

Camaquense morto por descarga elétrica será sepultado hoje

Vítima de 53 anos não resistiu a gravidade do incidente

2 horas ago