Ministério confirma que ferrovia que passará por Camaquã não é prioridade

A possibilidade de construção de uma ferrovia que passe pelo município de Camaquã, parece estar longe de poder ser uma realidade para a região. O Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) do trecho Sul, iniciado em 2012 já está concluído.

> Siga a Acústica no Google notícias tocando aqui

Publicidade

Nesta semana, foi realizada uma videoconferência que reuniu lideranças políticas e empresariais do Rio Grande do Sul para discutir o plano de investimentos do governo federal na expansão da malha ferroviária. No encontro, o diretor de Transporte Rodoviário do Ministério da Infraestrutura, Ismael Trinks, admitiu que a construção do trecho sul da Ferrovia Norte-Sul não é prioridade para o governo federal. Segundo Trinks, os investimentos no curto prazo estão concentrados na prorrogação antecipada da Malha Sul, com a recuperação de trechos que hoje estão abandonados.

As declarações foram um banho de água fria nas pretensões das cidades, que poderiam ter uma ligação férrea com o porto de Rio Grande e outras regiões do país. O trecho estabelecido no projeto, cruzará por 82 municípios de quatro estados: 8 em São Paulo, 31 no Paraná, 14 em Santa Catarina e 29 no Rio Grande do Sul.

> Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!

Articulador do encontro na última terça-feira (15) ao lado do senador Luis Carlos Heinze (Progressistas-RS), o deputado federal Jerônimo Goergen (Progressistas-RS) ressaltou que a opção do Ministério da Infraestrutura pela recuperação de ramais já existentes não vai diminuir a mobilização e a vontade dos gaúchos em ter uma ligação ferroviária até o Porto de Rio Grande. “São frentes diferentes e uma não exclui a outra. Precisamos conhecer em detalhes o plano de investimentos da Rumo, que é algo muito positivo, mas faremos pressão política pela Norte-Sul, que inclusive já tem seu traçado definido a partir do estudo de viabilidade técnica”, argumentou o parlamentar.

Já o secretário de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Sul, Edson Brum, disse que não é possível admitir retrocessos envolvendo a Norte-Sul. “Levamos anos discutindo o traçado. Isso é uma questão política. Não podemos deixar esse projeto abandonado. Temos 79 novas indústrias se instalando no Estado e outros tantos projetos para os próximos anos. E não podemos abrir mão disso tudo”, reforçou Brum. Já o senador Heinze afirmou que está trabalhando para pautar no Senado o projeto que pretende destravar R$ 25 bilhões em investimentos na malha ferroviária nacional. O parlamentar também considera importante a recuperação de trechos ociosos, mas enfatizou que levará o assunto da Norte-Sul até o ministro Tarcísio Gomes de Freitas e, se preciso, ao presidente da República, Jair Bolsonaro.

> Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Toque aqui e inscreva-se no nosso canal!

Em 2015, o então prefeito de Camaquã, João Carlos Machado, foi convidado a participar de uma audiência pública com o governador José Ivo Sartori, juntamente com os demais prefeitos de municípios em que a Ferrovia Norte Sul deverá passar. Na oportunidade, o município foi convidado a integrar a Comissão de prefeitos, deputados federais e estaduais que irá discutir, acompanhar e fiscalizar o andamento do projeto.

A obra é aguardada com expectativa por todos os segmentos produtivos, uma vez que representará uma alternativa barata e eficiente para o escoamento da produção, com grandes perspectivas de incremento na exportação de produtos. Ao todo, o projeto prevê 4,5 mil quilômetros de trilhos, ligando Barcarena, no Pará, a Rio Grande, no Rio Grande do Sul. A proposta é interligar a malha ferroviária e diminuir custos de transporte, conectando quatro regiões e nove estados brasileiros.

> Receba todas as notícias da Acústica no seu Telegram tocando aqui!

Redação de Jornalismo

Recent Posts

Como desencrustar panelas coloridas em 5 passos com bicarbonato

Panelas coloridas trazem vida à cozinha, mas exigem cuidado redobrado na limpeza. Quando queimam ou…

16 horas ago

Casal é preso com mais de 3 kg de drogas em Camaquã

Um carro também foi apreendido durante a ação da Brigada Militar

19 horas ago

INSS garante salário-maternidade em casos de adoção

Saiba como a Previdência Social beneficia quem faz adoção de crianças até 12 anos

20 horas ago

Não caia em golpes! Canal oficial para reembolso de desconto indevido é o Meu INSS

Solicitação estará disponível a partir da próxima quarta-feira (14)

21 horas ago

Vélez Camaquã disputa rodada dupla no Dia das Mães

Primeiro jogo ocorre às 14h no Ginásio Municipal Wadislau Niemxeski

21 horas ago

Veterinária Raça celebra 20 anos de história em Camaquã

Loja fica localizada na Rua Manoel da Silva Pacheco, no centro de Camaquã

21 horas ago

This website uses cookies.