O Ministério da Saúde anunciou, nesta terça-feira (20), a ampliação da faixa etária de meninos que podem ser vacinados contra o HPV. A partir de agora, os jovens entre 11 e 15 anos incompletos (até 14 anos, 11 meses e 29 dias) também receberão a vacina contra o Papiloma Vírus Humano.
No início do ano o Ministério da Saúde já havia incluído os meninos de 12 e 13 anos no calendário vacinal. Em 2018, também serão incluídos os meninos de dez anos no sistema de imunização.
A definição da faixa etária, segundo o Ministério, tem como objetivo proteger as crianças antes do contato com o vírus. A vacina é aplicada em duas doses, sendo que a segunda deve ser com um intervalo mínimo de 6 meses e máximo de um ano.
Houve ampliação da vacina também para pacientes transplantados e oncológicos em uso de quimioterapia e radioterapia. A medida inclui ainda 200 mil pessoas entre 9 e 26 portadoras do HIV.
Até o momento, foram vacinados quase 600 mil adolescentes do sexo masculino entre 12 e 13 anos. Até 2016, apenas as meninas recebiam doses da vacina, mas o público-alvo foi estendido para tentar diminuir o registro de câncer de pênis, garganta e ânus, doenças que estão diretamente relacionadas ao HPV. De 2014 até o início de junho deste ano, 17,5 milhões de doses da vacina contra o HPV foram aplicadas na população feminina de todo o país.
As secretarias de saúde de todo o país já foram informadas da alteração no calendário, segundo o ministério. A pasta também planeja uma ação de conscientização para meninos, durante o período de férias escolares, com o intuito de ampliar a rede de imunizações.
As vacinas são gratuitas e estão disponíveis nos postos de saúde. As doses disponibilizadas para os meninos é a quadrivalente, que já é oferecida desde 2014 pelo SUS para as meninas. Ela protege contra quatro subtipos do vírus HPV (6, 11, 16 e 18), com 98% de eficácia para quem segue corretamente o esquema vacinal.
O evento, NightKids, acontece no dia 12 de junho, das 19h às 23h30, na sede…
Corsan repara rede rompida e orienta população sobre canais de atendimento
Nada como acordar em um hotel, descer para o café da manhã e se deparar…
Mensagem será enviada pelo aplicativo Meu INSS
Grupo Hospitalar Conceição (GHC) é uma das maiores redes hospitalares públicas do país
Evento conta com o tema: CMPC e Região da Costa Doce, desafios e oportunidades
This website uses cookies.